Protetor solar

Palau restringe o uso

Com a intenção de proteger os corais, Palau se torna o primeiro país do mundo a proibir o uso de protetores solares com oxibenzona e octinoxato.

0
Turismo é a principal fonte de renda do arquipélago de Palau.

O arquipélago de Palau, localizado na região da Micronésia, no Pacífico, é o primeiro país do mundo a proibir o uso de protetores solares com oxibenzona e octinoxato, presentes em milhares de produtos do tipo.

No ano passado, o Havaí já havia se tornando o primeiro estado norte-americano a banir o uso destas substâncias, que são altamente nocivas e contribuem para o branqueamento dos recifes de corais.

O turismo é a principal fonte de renda de Palau, arquipélago conhecido pelas belezas naturais e muito procurado para a prática de mergulho.

Um porta-voz do governo disse ao site ABC que a cada dia cerca 18,9 litros de filtro solar vão parar nas águas próximas aos locais de mergulho. “Isso, para o presidente e o governo, é poluição”, disse.

As lojas de Palau que venderem filtros solares com essas substâncias poderão ser multadas em até US$ 1 mil. Já os turistas terão os frascos confiscados ao entrarem no país. Uma alternativa são os filtros solares “alternativos”, que não usam substâncias químicas como a oxibenzona e o octinoxato em sua fórmula.