O projeto Águas de Gaia chegou com suas pranchas em São Sebastião (SP), na Barra do Sahy, nesta quarta-feira (24). Com realização do Instituto Incentivar, meninas de 13 a 14 anos, assistidas pelo Instituto Verdescola, terão vivências práticas de surfe, conexão e transformação por meio de práticas oceânicas. Estão programados 20 encontros na Barra do Sahy até o final do ano, sempre às quartas-feiras, nesta etapa do projeto, que tem patrocínio da Mars, líder global em produção de alimentos e detentora de icônicas marcas como M&M’s, Twix, Snickers, Pedigree e Whiskas.
Totalmente feito para e por mulheres e a partir de um método próprio, o Águas de Gaia funde o yoga a outros saberes ancestrais e ao conhecimento do mar, conectando as mulheres entre si e com o oceano, tornando a experiência terapêutica e até mesmo transformadora. “A ideia é levar esse resgate do feminino por meio do contato com o oceano, trazer força e conexão para essas mulheres”, explica Cristiane Brosso, idealizadora do projeto.
No Litoral Norte de São Paulo, o Águas de Gaia teve início em junho, em Ubatuba, quando atendeu mais de 50 mulheres em cinco vivências, e continua por todo o segundo semestre de 2022. Além de Ubatuba, o projeto terá vivências em Bertioga, São Sebastião (Barra do Sahy e Maresias) e Caraguatatuba.
O patrocínio da Mars aconteceu pelo programa global de sustentabilidade da empresa (Sustainable in a Generation – SiG), que conta com ações dedicadas à criação de oportunidades para mulheres, que têm como valor promover a prosperidade para pessoas de toda a cadeia de valor da Mars.
Para acompanhar as datas e locais das vivências, é só seguir o Águas de Gaia nas redes sociais. Todas as vivências contam com refeição para as participantes, cuidadoras para as crianças, se houver necessidade, e há possibilidade de organizar transporte para as participantes. Para se inscrever, entre em contato pelo Instagram do Águas de Gaia.
Sobre o Águas de Gaia
O Águas de Gaia é um projeto social que oferece aulas de surf e stand-up paddle somadas a práticas corporais, sempre de mulheres para mulheres. As instrutoras são contratadas localmente e passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia, fomentando a geração de renda comunitária. Além das vivências gratuitas, o projeto garante, para as mulheres atendidas, transporte, alimentação e acolhimento dos seus filhos na praia. O convite é para que elas tenham um momento de conexão consigo, com a natureza e realizem o sonho de aprender a surfar.