No último fim de semana, dia 2 de setembro, aconteceu o primeiro Parley Escola dos Oceanos no Brasil. Ação promovida pela organização global Parley for the Oceans, onde cerca de 30 jovens de projeto social participaram de uma imersão na cultura dos oceanos, além de um grande mutirão de limpeza com o Arpoador Surf Club e FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro), trazendo à tona o senso de comunidade com mais de 200 voluntários em um grande dia em prol da proteção dos oceanos.
A ação social ambiental de educação oceânica e limpeza de praia ocorreu no Arpoador na praia de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), reunindo jovens do Centro Comunitário da Rua 2 da Rocinha e um grupo grande de mais de 200 voluntários que fizeram presença marcante em família mostrando a importância do senso de comunidade e que a união faz a força.
Segundo Guilherme Aguiar, presidente da FESERJ e ASC, “foi uma mistura de sensações: felicidade ao ver tanta gente unida em prol da limpeza do Arpoador, e tristeza ao ver o tanto de lixo que conseguimos recolher em pouco mais de uma hora. A ação com a Parley foi um sucesso e esperamos fazer mais vezes para atingir mais pessoas, em mais lugares.”
Durante a atividade educativa de imersão oceânica, os jovens aprenderam sobre a flora e fauna costeira com o biólogo Fernando Moraes, do Museu Nacional; atividade de como lidar com o mar de forma descontraída com Marcelo Lacerda, Salva-vidas do G-Mar e aulas de surfe com as escolinhas locais Surf Glória e Favela Surf Club para criar essa vivência marcante com uma primeira experiência no mar.
Para Antônia Mascarenhas, head global de educação da Parley, “a Parley Escola dos Oceanos/Arpoador reuniu pessoas de todas as idades, culturas e meios com o mesmo propósito: mostrar a força transformadora de uma comunidade que ama e cuida do seu meio-ambiente.”
Já na ação de limpeza, a comunidade local chegou em peso, reunindo surfistas legends locais, a nova geração, as famílias e diversos voluntários em uma ação linda com a participação ativa também do projeto local Pedra do Arpoador Conservação e apoio fundamental da Comlurb com Alexandre Campos, que trouxe um time magnifico de colaboradores com banda, equipamentos para limpeza das areias e retirada de pichações, além do descarte correto do material coletado.
Guilherme Braga, da Parley Brasil, destaca que foi uma ação para trazer o senso de comunidade, união e transferência de conhecimento para desenvolver novos guardiões do oceano.
“Gratificante essa troca de experiência com tantos colaboradores e voluntários. Poder passar ao próximo que a mudança que o mundo precisa está em cada um de nós e que se fizermos a nossa parte todos esses resíduos podem ser evitados nos dá esperança.”, disse Braga.
Acompanhe as redes sociais da Parley para mais ações como essa.
Instagram: @parley_latam e @parley.tv
Para obter mais informações sobre a Parley Brasil, entrar em contato com Guilherme Braga através do e-mail guilherme@parley.tv
A Parley Escola dos Oceanos, foi uma iniciativa da ONG Global Parley for the Oceans em colaboração com a FESERJ e Arpoador Surf Club. Contou com o apoio da COMLURB, G-MAR, Museu Nacional, Pedra do Arpoador Conservação e escolas de surf Favela Surf Club e Surf Gloria.
Parley Escola dos Oceanos
Quantidade de resíduos retirados da natureza: +350 kg
Abrangência da ação: Aproximadamente 33 mil m²
Participantes: + 200 voluntários.