Peixe-remo

A lenda do tsunami

Aparição de peixe gigante, considerado amaldiçoado, preocupa chilenos. Incomum na região, antigo presságio japonês associa animal a desastres naturais.

Peixe-remo

Peixe-remo

Enorme peixe-remo achado no Chile deixa moradores com medo de 'profecia'

Um peixe raro pescado na costa de Arica, no Chile, na semana passada (11), está causando temor nos cidadãos do país. Apelidado de peixe-remo, o animal não é frequentemente encontrado na região e, segundo uma lenda popular japonesa, por onde passa atrai tsunamis, terremotos e ciclones.

A lenda ressurgiu em 2011 com o tsunami na ilha de Honshu, quando um peixe-remo reapareceu após anos sem ser visto na região. Acredita-se que o peixe vive nas profundezas e que, quando decide voltar à superfície, é “mensageiro” de terremotos, entre outros desastres naturais. A ciência nunca confirmou a tese.

O Instituto de Desenvolvimento Pesqueiro (IFOP) coletou amostras para poder entender os motivos pelos quais ele pode ter surgido na costa. De acordo com o órgão, a presença do animal no litoral chileno é muito incomum. O animal pertence a uma classe de peixes com ossos grandes e costumam viver entre 200 a 500 metros de profundidade, mas já foram encontrados a 1000 metros.

Nas redes sociais, mas principalmente no Twitter, é possível ver imagens do peixe-remo sendo içado pela cabeça enquanto os pescadores o carregam para a terra. O peixe tinha 5,8 metros de comprimento.

Fonte Terra

Exit mobile version