Tubarões brancos

Pesquisa revela população

Estudo inédito estima a população de tubarões brancos na costa da Austrália.

0
Pesquisadores utilizaram tecnologias como a análise genética para estimar número de tubarões brancos na região.Elias Levy / Flickr
Pesquisadores utilizaram tecnologias como a análise genética para estimar número de tubarões brancos na região.

Um estudo divulgado pela CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), órgão nacional de pesquisa científica da Austrália, estimou o número de tubarões brancos na região da Austrálasia, que inclui Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas da Indonésia.

Segundo os pesquisadores, a população de tubarões brancos adultos na região pode ser superior a 2.200. Se contar os tubarões jovens, este número pode ultrapassar os 10.000. Para chegar ao resultado, foram utilizaram tecnologias como marcação eletrônica, análise genética e taxa de sobrevivência entre os tubarões.

O custo total da pesquisa foi de cerca de 1,5 milhão de dólares, bancado pelos governos australiano e neozelandês. Um dos objetivos é promover políticas de proteção à espécie.  Na Austrália, os tubarões brancos são protegidos por lei federal desde 1999.

Os resultados foram publicados na revista científica Scientific Reports. São as primeiras estimativas de tamanho, tendência e taxas de sobrevivência da população adulta de tubarões brancos na região da Australásia.

Pesquisa dividiu a população de tubarões brancos em duas áreas, Eastern e Southern-Western.

Segundo a CSIRO, há duas populações principais de tubarões brancos na região (ver mapa acima): a população oriental, que cobre basicamente tudo ao leste do Estreito de Bass (incluindo a Nova Zelândia), e a população do Sul-Oeste, que aparece a partir do oeste do Estreito de Bass, ao redor da Austrália do Sul e da Austrália Ocidental (ver mapa acima).

Um tubarão branco pode viver por até 70 anos e demora entre 12 a 15 anos para se tornar adulto. O equilíbrio entre a preservação da espécie e os crescentes ataques a humanos são tema frequente de debates entre unidades de conservação e surfistas na Austrália.

Legenda vídeo: Documentário produzido pela revista Tracks em 2016 percorreu a região entre Lennox Head e Ballina, em New South Wales, costa leste da Austrália, para falar com a comunidade sobre a onda de ataques na área.