Pontal de Maracaípe

Muro irregular demolido

Construção irregular em Pontal de Maracaípe, Ipojuca (PE), começa ser demolida depois de determinação da Justiça do estado.

Pontal de Maracaípe, Ipojuca (PE)

Muro de 576 metros que restringe acesso à praia em Pernambuco é demolido; veja vídeo

A demolição de um muro de mais de 500 metros, construído ilegalmente na praia do Pontal de Maracaípe, Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, teve início na última terça-feira (14). A estrutura impedia o acesso de moradores, turistas e comerciantes à praia e ao manguezal. A informação inicial foi do portal UOL.

A derrubada do muro, erguido ilegalmente por um empresário na praia do Pontal de Maracaípe, segue em andamento. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou que a obra não possuía autorização ambiental e causava danos significativos ao ecossistema local. Até o momento, 100 metros da estrutura já foi removida.

Construído em área de proteção ambiental, o muro invadiu a praia, causando danos à vegetação, impedindo a desova de tartarugas e restringindo o acesso público, segundo o UOL. A CPRH alerta que a estrutura também agrava a erosão costeira.

A Justiça de Pernambuco, em outubro de 2024, ordenou a demolição do muro. A decisão judicial ordenava a retirada imediata do muro de troncos de coqueiro erguido por um empresário que é proprietário de um terreno na praia de Pontal de Maracaípe. A multa diária por descumprimento era de R$ 10 mil, a partir da publicação da decisão colegiada.

O TJPE também determinou que o responsável pela obra recolha todo o material da demolição para fora dos limites da propriedade. Em junho do ano passado, a pedido do dono do terreno, o relator Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, da 1ª Câmara de Direito Público, havia suspendido a demolição determinada pela CPRH alegando que seria necessário colher provas, já que a medida seria extrema e irreversível.

Assista mais vídeos no canal UOL.

Fonte UOL

Leia Mais 

Justiça ordena demolição de muro

Exit mobile version