Projeto de R$ 1 bilhão

Porto assombra Torres

Projeto bilionário, instalação de porto em Torres entra em debate no Rio Grande do Sul.

Localizada no litoral norte do estado, Torres possui algumas das melhores ondas do Rio Grande do Sul.

A retomada de um projeto do tempo do Império, de instalação de um porto em Torres, está avançando. Segundo o senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP), que está empenhado no assunto juntamente com empresários da Serra e do Litoral, estudos de viabilidade para a concessão da área já estão em andamento pela Marinha. O senador adianta que a localidade mais provável para a instalação é entre a praia de Itapeva e Arroio do Sal.

Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da rádio Gaúcha, na manhã da última terça-feira (2), o senador afirmou que, desde a semana passada, a Marinha disponibilizou uma equipe, que está trabalhando por terra, de Tramandaí a Torres, fazendo um estudo das marés. Ele adiantou que, na próxima semana, chegará um navio com mais equipamentos e que, ainda em abril, uma nova embarcação iniciará a sondagem da área, fazendo a medição da profundidade na região.

“Deve ser confirmada a profundidade que os mapas já dizem que tem, de que seria mais profundo que o porto de Rio Grande e que não haveria nem necessidade de dragagem. Em dois meses teremos essas informações e vamos procurar locais que não tenham cidade e que não atrapalhe os municípios. Tem espaço vazio entre Arroio do Sal e Torres e deve ser por ali”, afrimou Heinze.

O senador acrescentou também que já conversou com Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, e destacou que, finalizados estes estudos, os ministérios e órgãos responsáveis devem definir a questão. Paralelo às movimentações do governo federal, Heinze destacou que já há uma empresa que está fazendo estudos de viabilidade do porto para apresentar a proposta para grandes players mundiais.

Segundo o senador, a iniciativa privada já está enxergando que o projeto tem fundamento e a intenção é buscar operadoras de portos no mundo inteiro, que tenham interesse em explorar mais um negócio deste tipo no Estado.

“A Serra não tem estrada duplicada, não tem ferrovia e hidrovia, mas vai ter um porto a 200 quilômetros, que aproveitaria todo o potencial das indústrias, não só desta região, mas de toda região metropolitana e Norte gaúcho. A soja hoje vai para Rio Grande e é muito mais próximo ir para Torres. Só o aço que chega na Serra representa 10% do movimento de Itapoá (SC). Quanto reduziria o custo de fabricação da Marcopolo e Randon? Toda essa demanda vai estar mais próxima de Torres”, destacou o senador.

Ainda conforme Heinze, o modelo que está sendo pensado para Torres, pelo engenheiro e ex-deputado Fernando Carrion, é o do porto de Itapoá. Um grupo do litoral e da serra já visitou o porto catarinense e a estimativa é de que o custo para construir uma infraestrutura semelhante, já calculando as condições de Torres, é estimado em R$ 1 bilhão.

Matéria originalmente publicada por Babiana Mugnol no site Pioneiro.

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