Um homem foi mordido por um tubarão na praia de Milagres, em Olinda, por volta das 16h30 desta segunda-feira de Carnaval (20). Inicialmente, a informação era de que o caso teria ocorrido na praia de Del Chifre, vizinha a Milagres, o que foi corrigido.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a vítima é um surfista, e o SAMU foi o responsável por fazer o socorro no local.
André Sthwart Luiz Gomes da Silva, 32 anos, foi levado para o Hospital da Restauração, no Recife, e em seguida encaminhado ao bloco cirúrgico em estado grave.
Em imagens que circulam nas redes sociais e confirmadas pela reportagem da TV Jornal é possível ver o trabalho do Samu tentando estancar o ferimento na perna esquerda do surfista.
Banhistas tentaram ajudar mantendo a perna do rapaz erguida para tentar diminuir o sangramento.
“O paciente sofreu ataque de tubarão, uma lesão bem profunda no membro inferior esquerdo. Como foi próximo à base do Samu, conseguimos chegar bem rápido, estabilizá-lo e preservar a vida dele seguindo os protocolos internacionais. Estabilizamos, colocamos torniquete, fizemos o protocolo e conseguimos trazê-lo para o HR com vida”, explicou o médico-socorrista Renato Souto.
Em nota, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) disse que está analisando o caso. Segundo o órgão, não é permitido surfar no local em que o caso ocorreu.
Além disso, o Cemit reforçou que desde 1992 quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 74 ocorrências sendo 64 no continente e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha envolvendo tubarões no Estado.
Leia texto na íntegra
O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informa que por volta das 16h30 desta segunda-feira (20/02), na praia de Milagres, em Olinda, ocorreu incidente envolvendo um homem de 32 anos e um animal marinho.
A vítima, atingida na perna esquerda, estava na praia de Milagres, num local com proibição para a prática de surfe desde o ano de 1999. O homem foi socorrido pelo SAMU para o Hospital da Restauração.
Desde 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 74 ocorrências sendo 64 no continente e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha envolvendo tubarões no Estado. O caso de hoje está sendo analisado pelo Cemit.
Só na Praia Del Chifre, houve quatro vítimas. Uma delas morreu. Após isso, foi interditada para a prática do surf.
Fonte TV Jornal