A prefeitura de Caraguatatuba, litoral norte paulista, vai protocolar neste mês de agosto um projeto de construção de recifes artificiais na praia do Massaguaçu.
Coordenado pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, o projeto tem como objetivo conter a erosão provocada pela maré na orla da praia, mas também fomentar a prática do surfe, já que o recife artificial gerará ondas de qualidade e nível profissional, acredita a prefeitura.
De acordo com Pedro Ivo de Sousa Tau, secretário de Planejamento e de Administração, o projeto dos recifes artificiais será protocolado na Superintendência Regional do Patrimônio da União (SPU) no próximo mês.
“Assim que tivermos a autorização da SPU para dar andamento na proposta, buscaremos os licenciamentos nos órgãos competentes estaduais e federais. O superintendente da SPU, Denis Fabrisio, considera a baía do Massaguaçu um local ideal para construção de um arrecife artificial em função da potência da ondulação e linearidade da praia, fatores que contribuem para a instalação da estrutura. Sem contar que já existem estudos sobre o tema na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade de São Paulo”, destaca Tau.
Para o secretário, além de combater a erosão na orla do bairro e proteger o ecossistema marinho, a estrutura submersa também vai impulsionar a economia e o turismo da região. “Com a construção dos recifes artificiais, Caraguatatuba estará inserida no cenário do surfe mundial, como as cidades de São Sebastião, em função da praia de Maresias, e Ubatuba, a ‘Capital do Surf’, que recebem grandes eventos da modalidade e revelaram atletas de renome internacional, como Gabriel Medina, Filipe Toledo e Wiggolly Dantas. O prefeito Aguilar Junior pediu total empenho nesse projeto que é uma reivindicação antiga dos esportistas da nossa cidade”, conclui.
A praia do Massaguaçu é uma praia de tombo, areia grossa e com ondas fortes, boas para a prática do surfe.
Fonte Caraguatatuba.sp.gov.br