Um abaixo-assinado criado no site Change.org pede a criação urgente da APA (Área de Proteção Ambiental) Guaecá, em São Sebastião, para proteger uma vasta área de Mata Atlântica do litoral norte paulista. O documento já foi assinado por mais de 3.700 pessoas até esta quarta-feira (3).
Segundo Tatiana Araujo, criadora da petição, o objetivo é mobilizar a comunidade local e pressionar a prefeitura de São Sebastião, que há mais de um ano não dá andamento ao projeto.
“A Praia de Guaecá é um paraíso ecológico encravado na Mata Atlântica, que simplesmente se ‘debruça’ sobre o mar em um dos locais mais preservados da região. Mas todo esse paraíso está ameaçado pelo crescimento desordenado e por desmatamentos clandestinos”, diz o documento.
Para a criação da APA, há necessidade de o prefeito Felipe Augusto encaminhar um projeto de lei que prevê a criação desta Unidade de Conservação para a Câmara Municipal de São Sebastião. Posteriormente, caberá aos vereadores que compõem a Câmara Municipal de São Sebastião aprovar o projeto.
“Para se ter uma ideia da importância de criação da APA Guaecá, essa região possui um conjunto de ecossistemas diferenciados e reúne três dos cinco patrimônios nacionais: a Serra do Mar, a Zona Costeira e a Mata Atlântica. Os outros dois patrimônios são a Amazônia e o Pantanal”, segue o documento.
“Outra questão é que a região de Guaecá possui uma importante Bacia Hídrica que abastece os moradores dos bairros de Guaecá, Barequeçaba e Pitangueiras. É uma bacia importante e estratégica para o desenvolvimento sustentável de São Sebastião, uma vez que a cidade tem uma limitação hídrica grave. Toda a região central é abastecida pela bacia da vizinha cidade de Caraguatatuba”, argumenta a petição.
Clique aqui para assinar.