Com o objetivo de fazer a diferença no meio ambiente, a ONG Esmeralda Ambiental e Social surgiu em 2017. Surfista e administrador de empresas, Danilo Tauil reuniu amigos de diversas áreas para trabalhar pela preservação das praias e disseminação da consciência ambiental.
Eles chegaram a um formato de mutirão de limpeza mensal, a chamada Onda Verde, que engloba aulas de yoga, limpeza de praias e ações de conscientização sobre o problema do plástico no mundo.
Com essas atividades, a Esmeralda já retirou mais de três toneladas de lixo das praias brasileiras. “Esse número é mais significativo quando é visto pela seguinte ótica: a maioria dessa quantia é composta por micro-lixo. E tudo foi retirado pelas mãos de voluntários, que já ultrapassam a marca de 1.000”, comenta Tauil.
“É importante ressaltar que a parte reciclável desse lixo é encaminhada para cooperativas parceiras. E a doação desse lixo é fundamental para o sustento de famílias que vivem dessa atividade”, acrescenta.
Nesse pouco tempo de vida, a ONG já realizou grandes feitos e foi a organização de limpeza escolhida para estar na casa da WSL (World Surf League) durante a etapa do Championship Tour deste ano em Saquarema (RJ).
No âmbito escolar, a Esmeralda já promoveu palestras de educação ambiental para mais de 20 turmas de crianças e adolescentes. Além do principal, mais de 30 Ondas Verdes foram realizadas, levando bom exemplo para quem participa ou apenas assiste.
Para saber mais, acesse o perfil @ong.esmeralda no Instagram.