A conexão com o oceano é intrínseca do ser humano, mesmo quando adormecida. A existência humana é ligada diretamente aos mares, que produzem mais da metade do oxigênio necessário para a vida na Terra. Por isso, Marina e Robertino convidam você a um mergulho mágico em um Mar de Soluções, o primeiro livro infantil do Projeto Somos do Mar.
Adotar atitudes práticas para a conservação do oceano é a temática apresentada neste primeiro livro. A obra é uma transformação literária do espetáculo Mar de Soluções, que ganhou vida no papel com as pinceladas em aquarela da artista, educadora e engenheira ambiental Diulie Tavares. Ao lado do arte-educador ambiental e oceanógrafo Rafael Langella, Diulie integra o Projeto Somos do Mar.
“Mar de Soluções: o livro” apresenta a personagem Marina, um organismo mágico do fundo do mar, e Robertino, um mergulhador curioso e apaixonado pelo oceano. A troca de conhecimento entre os dois seres aborda os desafios e as soluções para a problemática do lixo no mar e faz crianças e adultos repensarem sobre responsabilidade ambiental e consumo consciente.
É um mergulho para a compreensão da relação humana com o oceano, que detém recursos essenciais para a manutenção da vida terrestre. Parte do ar que respiramos em Terra, por exemplo, é resultado da inteligência de microalgas, que produzem oxigênio embaixo da água. A partir dessa reflexão, qual o papel de cada ser humano para a conservação das praias, dos mares e do oceano?
Para Diulie e Rafael, assim como Marina e Robertino, o lixo no mar não tem fronteiras, mas tem solução: a consciência do nosso impacto no ambiente e as alternativas sustentáveis. A ideia de usar a arte como instrumento de transformação social foi o caminho escolhido pelos educadores ambientais para aproximar o público do conhecimento científico.
Financiamento coletivo para lançamento do livro
Todas as atividades do Projeto Somos do Mar não possuem fins lucrativos. O lançamento do livro depende da participação social através do financiamento coletivo, uma “vaquinha digital” com recompensas para os apoiadores a partir de R$ 49.
A cada dez livros vendidos, um exemplar será doado para escola ou instituição pública, na intenção de promover e cultivar a cultura oceânica para um maior número de pessoas.
Para contribuir, basta acessar a plataforma Catase. Entre as recompensas estão o livro, jogo da memória temático, cartela de adesivos e camiseta Santacosta. A vaquinha encerra no dia 5 de dezembro deste ano.
Somos do Mar
Projeto de educação ambiental criado em 2016 por Diulie e Rafael, o Somos do Mar tem o intuito de popularizar o conhecimento científico sobre o oceano de forma lúdica e criativa. Com uma bagagem cheia da experiência na área, os educadores promovem gratuitamente oficinas e vivências que estimulam práticas sustentáveis.
Em 2019 partiram em um motorhome na primeira expedição pelo litoral brasileiro. A ideia inicial, pausada temporariamente devido à pandemia global, é facilitar atividades de educação ambiental de forma gratuita, além de colocar em prática metodologias científicas para estudo do lixo nas praias percorridas.
Para saber mais, siga o perfil @projetosomosdomar no Instagram.