Localizada em Porto Rico, Punta Borinquen acaba de ser nomeada como a 11ª Reserva Mundial de Surfe. É a primeira praia do Caribe que recebe o status da ONG Save the Waves, que já certificou picos como Guarda do Embaú, Malibu, Noosa, dentre outros.
“Porto Rico e a área em torno de Punta Borinquen é uma das joias do Caribe”, diz Nik Strong-Cvetich, diretor da Save the Waves. “Isso, combinado com a visão da comunidade e a resposta que tiveram com o impacto do furacão Maria, contribuíram para a entrada do pico como uma World Surfing Reserve”, completa Strong-Cvetich.
Localizada na região de Aguadilla, Punta Borinquen é uma praia com oito quilômetros de extensão e berço de alguns dos melhores surfistas de Porto Rico. A área conta com várias bancadas e pelo menos duas de classe mundial: Gas Chambers e Wilderness.
O entorno de Punta Borinquen também é carregado de importância histórica, bem como bolsões de terras e florestas costeiras praticamente intocadas. Nos últimos anos, os temores de invasão de hotéis em áreas urbanizadas nas proximidades motivaram os moradores locais a resistir ao desenvolvimento e procurar a ajuda de grupos como a Save the Waves.
As outras Reservas Mundiais de Surfe são Noosa, Manly Beach e Snapper Rocks (Austrália), Malibu e Santa Cruz (Califórnia), Todos Santos (México), Punta de Lobos (Chile), Huanchaco (Peru), Ericeira, (Portugal) e Guarda do Embaú (Brasil).