Reserva Mundial de Surfe

Mineiro prestigia celebração

Adriano de Souza e Tainá Hinckel celebram 5 anos da nona Reserva Mundial de Surfe, em Guarda do Embaú (SC).

0
Comunidade se reúne para instalação de placas, limpeza de praia e outras atividades.

Surfe, limpeza de praia, instalação de placas informativas, lançamento do Selo Verde e a presença do campeão mundial Adriano de Souza marcaram o dia 6 de novembro, a celebração dos cinco anos da aprovação da 9ª Reserva Mundial de Surfe (RMS), na Guarda do Embaú (SC).

Mesmo com tempo chuvoso, cerca de 50 voluntários participaram da limpeza de praia coordenada pelo Instituto Ecosurf, que está realizando a campanha “Nosso Oceano” com o objetivo despoluir ambientes costeiros. A ação foi simultânea na beira do Rio da Madre, na Prainha, nos costões e na praia da Guarda.

Paralelamente, foram instaladas placas indicativas em três pontos dos limites da Reserva Mundial de Surfe: Meio da Praia, no Costão e na Prainha. A oportunidade serviu também para fazer o lançamento do Programa “Selo Verde de Responsabilidade Ambiental – Nossa Praia e Praia Limpa”. Uma parceria entre a RMS e a Associação Pró-Crep que irá identificar, nesta primeira fase, o compromisso dos comerciantes e dos pousadeiros locais com relação à sustentabilidade ambiental, no que diz respeito ao gerenciamento dos resíduos sólidos e ao destino correto do óleo de cozinha utilizado nas frituras.

“Hoje existem 12 Reservas Mundiais e cada uma tem sua especificidade. Na Guarda estamos tentando fazer um trabalho diferenciado. Já estamos inspirando a criação do Programa Nacional das Reservas de Surfe (PNRS). Por que não sermos modelo no mundo na gestão de uma Reserva de Surfe?”, disse o presidente do Comitê Gestor Local, Marcos Aurélio Gungel.

No início da tarde a emoção tomou conta quando foi realizada uma cerimônia no Memorial da RMS, no centrinho da vila da Guarda. O evento foi prestigiado pelo campeão mundial  Adriano de Souza, Embaixador da 9ª reserva Mundial de Surfe.

Mineiro falou sobre sua relação de amizade com Ricardinho dos Santos, assassinado em 20215, e com a Guarda do Embaú. “Para mim é sempre um prazer sair da minha casa (Floripa) e vir para Guarda. Estar aqui também em memória ao Ricardo que carrego tatuado no braço, portanto, carrego a Guarda junto comigo. Meu papel é prestigiar porque sei que a união de vocês fará com que este lugar seja amado por todos”, diz o campeão mundial.

Também estiveram na celebração os surfistas locais da nova geração Tayna Hinkel, Swell Henrique, Rafaela Coelho, Memé Autuori, Miguel Gobbo, Martin Bianchi (irmão do Ricardinho), dentre outros.