Surfistas que aproveitavam as ondas no mar de São Conrado na manhã da última terça-feira (26) foram surpreendidos por uma tartaruga que estava se engasgando com o lixo jogado na praia. Após perceberem que o animal estava sufocado, eles efetuaram o resgate. Ao portal G1, um dos heróis do dia contou como fez o salvamento:
“Avistei o casco dela boiando e é até difícil encontrar tartarugas vivas em São Conrado. A gente tá sempre encontrando mortas. (…) Eu tava com a câmera, uma GoPro filmando, e teve um momento que ela se mexeu e vi que ela estava viva. Aí filmei, e quando eu a filmei, ela esboçou um movimento com a cabecinha, começou a respirar. Vi que estava viva, mas não estava normal. (…) Botei ela em cima da prancha e saí da água“, explicou o surfista Eric Poseidon, que completou.
“A gente fez todo o procedimento de tentar ver se ela estava engasgada, se estava com alguma coisa, um plástico, a gente chegou a abrir a boca dela, não tinha, mas ela estava entalada, engasgada, ela chegou a botar água pra fora, golfar, e a gente conseguiu dar um descanso pra ela, reanimar ela e a gente voltou com ela pra água“.
Outro surfista, do projeto Salvemos São Conrado, ajudou no resgate. “Conseguimos ajudar essa tartaruga, Graças a Deus”, disse Marcello Farias.