Tomorrow Blue Economy

Brasil no mapa da economia do mar

Tomorrow Blue Economy recebe Tamara Klink, Gunter Pauli e outros especialistas nos dias 4 e 5 de dezembro em Niterói (RJ) para debater potencial dos oceanos para futuro sustentável.

Pela primeira vez no Brasil, o Congresso Internacional Tomorrow Blue Economy acontece no Caminho Niemeyer, Niterói (RJ), nos dias 4 e 5 de dezembro. Organizado pelo iCities – empresa pioneira em cidades inteligentes no país – com a chancela da FIRA Barcelona e em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Neltur, o evento reúne especialistas, entusiastas e líderes do setor para explorar as vastas oportunidades da economia azul.

Dentre os nomes que liderarão o debate, o iCities anuncia a presença da velejadora e escritora brasileira Tamara Klink, o especialista em economia azul e fundador do movimento Euceano, Rodrigo Thomé, o economista belga Gunter Pauli, conhecido por ser o pai da economia azul; e ainda Emma Cobos, Diretora de Inovação e Estratégia de Negócios do Porto de Barcelona.

Velejadora e escritora Tamara Klink.

Recentemente, Tamara Klink participou de uma expedição à Groenlândia, navegando por águas geladas e remotas. Durante a jornada, ela observou de perto os impactos das mudanças climáticas nas geleiras, reforçando sua missão de promover a preservação dos oceanos.

Rodrigo Thomé, fundador da Euceano, trará uma abordagem prática e inovadora para a economia azul, com foco em engajar diferentes atores na preservação e exploração sustentável dos recursos marinhos. Atuando como uma das principais vozes defensoras da economia azul no Brasil, Thomé tem se destacado por conectar iniciativas locais e globais para fortalecer o desenvolvimento econômico dos oceanos de forma inclusiva e regenerativa.

Já Gunter Pauli, economista belga e autor do conceito de economia azul, é internacionalmente reconhecido por propor modelos de negócios que geram impacto econômico positivo ao mesmo tempo que restauram o meio ambiente. Com uma trajetória marcada por projetos inovadores e sustentáveis em todo o mundo, Pauli compartilhará suas visões sobre como podemos transformar os oceanos em uma fonte de riqueza, inovação e soluções ambientais que beneficiem tanto as empresas quanto a sociedade.

Emma Cobos atua há mais de 20 anos no Porto de Barcelona, que hoje é referência em inovação e sustentabilidade para o segmento portuário. A executiva irá trazer contribuições sobre o compromisso do Porto de Barcelona com a Economia Azul.

Além da área do congresso, o Tomorrow Blue Economy trará ao público um espaço destinado à inovação e negócios. Um dos parceiros do evento nesta área é o Cluster Naval, uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é consolidar a cooperação e contribuir para o desenvolvimento das atividades econômicas relacionadas ao Mar no Estado do Rio de Janeiro, a fim de estabelecer uma economia próspera para a região, benéfica para os seus associados e a sociedade.

O Cluster Naval trará para o evento uma série de empresas envolvidas com o ecossistema dos oceanos, como a DTA Engenharia e o Estaleiro Mauá. Dentre as inovações apresentadas pelas empresas ligadas ao Cluster, destacam-se soluções para engenharia costeira e portuária, inspeção e monitoramento subaquático, gestão ambiental estratégica para o setor marítimo e offshore, dentre outras.

“É uma honra para o Cluster Naval poder somar ao Tomorrow Blue Economy. Certamente nossas empresas poderão contribuir com um panorama das tendências tecnológicas e das novas demandas do setor marítimo. Estamos prontos para compartilhar iniciativas inéditas que visam o fortalecimento da economia azul no Brasil e no mundo”, comenta Walter Lucas da Silva, Diretor-Presidente do Cluster Naval.

“Estamos muito felizes com a presença de especialistas e empresas que colaborarão com diferentes visões para o futuro da economia azul. Com certeza, o público ganhará em conteúdo, experiência e também contará com a possibilidade de geração de negócios nesse segmento tão promissor e necessário para nossa economia. Ter o Cluster Naval como embaixador é uma honra para nós, pois sabemos do protagonismo da organização liderando os avanços sustentáveis nesse setor”, afirma Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities.

Segundo a ONU, mais de 3 bilhões de pessoas dependem dos oceanos para sobreviver, destacando a relevância da Economia Azul. Com uma economia oceânica que movimenta entre US$ 3 e 6 trilhões (R$ 17 e 34 trilhões) por ano, a importância dos oceanos é inquestionável. Diante desse cenário, o Tomorrow Blue Economy contará ainda com uma área dedicada ao público corporativo (B2B), focada em conteúdos técnicos e negócios, a fim de garantir não só uma ampla troca de conhecimento, como também muito networking entre os convidados.

Clique aqui e para conferir mais informações sobre speakers, participação e parcerias.

Sobre o iCities

O iCities é reconhecido como a empresa pioneira em cidades inteligentes no Brasil e, com mais de 12 anos de experiência e sede em Curitiba, a organização tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, acreditando que pessoas inteligentes criam cidades inteligentes.

A empresa concentra seus esforços em unir stakeholders para o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras nas cidades. Possuindo um amplo acervo de parcerias e contratos com empresas e prefeituras, o iCities atua desde o estudo e levantamento de demandas até a identificação de empresas especializadas para as mais diversas soluções para o aprimoramento de cidades mais inteligentes.

Além disso, destaca-se com formação tanto na área acadêmica quanto executiva em temáticas relacionadas, por meio do Smart City Expert e do Programa de Inovação para a Gestão Pública (PIGP).

Como detentores da chancela da Fira Barcelona no Brasil, uma instituição internacional com 90 anos de história e inúmeros eventos globais, o iCities também organiza dois grandes eventos que são referência no setor: o Smart City Expo Curitiba e o IoT Solutions Congress Brasil, aliando tecnologia, cidades inteligentes e qualidade de vida.

Leia Mais

Economia do mar em debate

Exit mobile version