Tubarão

Ataques ligam alerta

Ataque fatal na Austrália e mordida em surfista no Havaí liga alerta das autoridades ambientais.

Sinalização alerta a presença de tubarão na praia de Boa Viagem, Recife (PE)

Search continues for shark attack victim | 7 News Australia

Um australiano de 55 anos foi atacado por um grande tubarão branco na costa da Península de Eyre, no sul da Austrália. Segundo relatos, o homem estava surfando com um grupo em Granite Rock, ao sul de Streaky Bay, na manhã desta terça-feira (31). Testemunhas relataram ter visto o ataque.

Os relatórios iniciais sugeriram que uma pessoa ficou gravemente ferida, mas a polícia local confirmou que se tratava de uma missão de recuperação e que estavam à procura de um corpo. “O corpo do homem ainda não foi encontrado e a busca continuará até o final do dia”, diz a polícia.

Nesta quarta-feira (01), a polícia garantiu que as buscas continuariam nos próximos dias e no fim de semana.

Testemunhas disseram que a vítima era um dos surfistas na água no momento do ataque. “O tubarão o agarrou, o puxou de volta para baixo, o trouxe de volta para cima, o puxou de volta para baixo”, relata uma testemunha.

Jeff Schmucker, surfista veterano do pico, diz que saiu correndo na esperança de encontrar a vítima, apenas para ser cercado pelo que acreditava ser um grande tubarão branco de 4 metros. Schmucker encontrou apenas os restos de uma prancha com uma grande marca de mordida.

Streaky Bay fica a cerca de 295 km a noroeste de Port Lincoln. De acordo com a polícia, o local é uma área onde existem numerosos tubarões e “quem vai surfar ou entrar na água precisa estar ciente dos riscos”.

“É de conhecimento de todos que esta é uma área frequentada por grandes tubarões. Tivemos vários ataques ao longo dos anos”, expõe.

Alerta no Havaí

Shark warning as video captures it eating turtle off Oahu surf break

Um alerta de tubarões foi acionado na manhã desta terça-feira (31), depois que um tubarão foi observado comendo uma tartaruga no movimentado Ala Moana Beach Park, Honolulu, Havaí.

Na última semana, um surfista espanhol sofreu um ataque em Haleiwa, lado norte da ilha de Oahu. E vários encontros de tubarões tem sido registrados no sul, numa onda de atividade ininterrupta, segundo a Surfer.

Primeiro, um tubarão tigre de 3,6 a 4,5 metros atacou um surfista no Kauai, na baía de Hanalei, há quase duas semanas. Depois, na costa norte de Oahu, houve o ataque citado acima em Pua’ena Point, Haleiwa.

Depois, novos contatos de tubarões em outros lugares de Oahu, de acordo com o jornal Honolulu Star-Advertiser, deixaram a população em estado de alerta.

“As autoridades de Honolulu emitiram alertas sobre tubarões na quinta-feira (26) para um local conhecido como Castels, em Waikiki, além de Ala Moana Beach Park. Um alerta da prefeitura emitido por volta das 9h45 diz que um tubarão não agressivo, de 1,80 metro, foi observado fora do recife de Castles. Outro alerta foi emitido pouco depois do meio-dia, informando que um tubarão-tigre, não agressivo de 3 metros, foi confirmado nadando nas ondas da região”.

Mas isso não foi tudo. Outro tubarão “agressivo” de 3 metros foi avistado no Nānākuli Beach Park e sinais de alerta também foram afixados na praia.

“Normalmente alertamos todo o público”, diz o Tenente de Segurança Oceânica Kyle Foyle ao canal de TV KHON2 sobre o protocolo oficial da praia após um ataque ou visualização de tubarão.

Assista mais vídeos nos canais 7News Australia e KHON2 News.

Fonte 7News

Exit mobile version