Tubarão-Azul

Marinheiro leva mordida

Marinha portuguesa resgata pescador indonésio que sofreu mordida de tubarão-azul na costa lusitana.

0
É comum a presença de tubarão-azul no litoral português.BBC
É comum a presença de tubarão-azul no litoral português.

A Marinha de Portugal resgatou na última quarta-feira (16), a 167 km da costa de Vila do Conde, um pescador indonésio mordido por um tubarão-azul. O homem, de 35 anos, que estava a bordo de uma embarcação de pesca, foi encaminhado para o Hospital de São João, no Porto, e a condição é “estável”.

Segundo o site luso Surftotal, os barcos de pesca capturam tubarões ou golfinhos e quando os tentam libertar podem acontecer acidentes, como neste caso.

Em comunicado, a Marinha diz que o pescador encontrava-se com uma abundante perda de sangue e teve de ser resgatado de helicóptero a cerca de 90 milhas náuticas (cerca de 167 km) a oeste de Vila do Conde, no distrito do Porto.

“A embarcação de pesca efetuou um pedido de auxílio, pelas 19h32 (de quarta-feira), por chamada telefônica, relatando que havia um tripulante a bordo que tinha sido mordido por um tubarão-azul e que se encontrava com uma abundante perda de sangue. De imediato foi informado o CODUMAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar) que efetuou a avaliação do estado da vítima, considerando a situação como um resgate médico urgente”, fala a nota da Marinha Portuguesa.

Ainda de acordo com a Marinha, “tratando-se de um resgate médico urgente, foi empenhada a aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa para efetuar o resgate e o transporte até o Aeroporto de Sá Carneiro, tendo aterrissado às 23h29”.

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) relatou que o pescador está no Serviço de Medicina Intensiva “em estado considerado estável”.

Segundo a revista National Geographic, “a costa portuguesa é um espaço para os tubarões-azuis”, que é relativamente normal encontrar a espécie por toda a costa continental portuguesa, especialmente quando a temperatura da água se encontra mais quente.

Fonte Surftotal