Meteotsunami

Turista morre na Espanha

Série de ondas no fenômeno conhecido como meteotsunami causa a morte de um turista alemão em Mallorca, Espanha.

Espanha

Um turista alemão de 52 anos faleceu na última segunda-feira (16) depois de ser atingido por uma série de ondas em Mallorca, Espanha, em um fenômeno conhecido como meteotsunami.

Segundo o site português TVI 24, o homem estava com a família quando foi arrastado para o mar. Pessoas a bordo de uma canoa nas proximidades resgataram o seu corpo e tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso.

Na última segunda, ondas de até 1,5 metro atingiram praias em Mallorca e Menorca, que são muito procuradas por turistas nesta época do ano. Apesar da semelhança com os tsunamis, os meteotsunamis têm origem diferente e são causados por tempestades.

Enquanto os tsunamis são desencadeados pela atividade sísmica, os meteotsunamis são criados por eventos climáticos que se movem rapidamente, como tempestades severas em alto-mar ou fortes rajadas de vento.

A tempestade cria uma onda que se move em direção à costa e é aumentada por uma plataforma continental rasa (enseada, baía ou outra característica costeira), trazendo ondas que podem ultrapassar os 2 metros.

O fenômeno já foi registrado em outros lugares como Golfo do México, Grandes Lagos e Mares Mediterrâneo e Adriático.

Exit mobile version