Ubatuba

Sessão iluminada

Fotógrafo Gustavo Jacob registra sessão em Itamambuca, Ubatuba (SP), durante bioluminescência, fenômeno que deixa mar em tom azul fluorescente, e imagens impressionam.

0

Nos últimos dias, a praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), tem presenteado moradores e turistas com um espetáculo natural raro e fascinante. Ondas em um tom de azul fluorescente têm iluminado o mar, atraindo olhares curiosos e aventureiros.

O espetáculo do mar iluminado em Itamambuca ganhou destaque nas redes sociais e na imprensa nacional, encantando pessoas de todo o país. O fotógrafo Gustavo Jacob capturou imagens impressionantes do fenômeno, mostrando não apenas a beleza das ondas fluorescentes, mas também a interação das pessoas com o mar iluminado. “Registros de uma sessão de surf noturno, deslizando sobre planctos”, escreve Guga no post.

À rádio Costa Azul FM, o biólogo José Ataliba diz que o fenômeno é conhecido como bioluminescência. O efeito na água é gerado por bilhões de algas unicelulares chamadas cientificamente de Noctiluca scintillans, que brilham devido a uma reação química. “Esse fenômeno é uma reação química. Ele ocorre normalmente quando tem essa agitação de água no local. E esses desflagelados usam isso como uma defesa, possivelmente para afugentar predadores”, fala.

Ainda de acordo com a rádio, a bioluminescência observada em Ubatuba resulta de um processo natural envolvendo algas unicelulares, que produzem um brilho azulado graças a uma reação química que ocorre em seu interior. Quando a luciferina, pigmento presente nesses organismos, entra em contato com o oxigênio, a luz é emitida, criando o efeito luminoso, processo semelhante ao que ocorre com vaga-lumes e algumas espécies de peixes de águas profundas. Ataliba destacou que o verão, com temperaturas mais altas e maior concentração de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, é a época ideal para a proliferação dessas algas.

Chuvas recentes também podem trazer esses compostos para o mar, vindos de rios ou até mesmo de atividades humanas, como o esgoto. Mas o evento também pode acontecer em águas cristalinas e preservadas, desde que o meio ambiente esteja propício. Em Itamambuca, a combinação de águas rasas e o movimento constante das ondas amplifica o brilho do espetáculo da natureza.

Fonte Rádio Costa Azul FM

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.