Os serviços de proteção ambiental da Califórnia, Estados Unidos, tiveram muito trabalho na manhã do último domingo para conter os danos de um grande vazamento de óleo na costa da Orange County, e que deixou muitas praias duramente atingidas, com mortandade de peixes, pássaros e ameaça aos pântanos.
A mancha de óleo, relatada primeiramente no sábado, surgiu por conta de de um oleoduto quebrado a menos de três milhas da costa de Huntington Beach, paraíso do surfe californiano.
Com a ruptura do oleoduto, foram despejados cerca de 3 mil barris de petróleo bruto nas águas, disseram as autoridades.
Ao nascer do sol de domingo, o óleo já tinha chegado à costa em Huntington Beach com manchas visíveis no oceano, levando as autoridades a fechar um trecho de areia do cais até a linha da cidade de Newport Beach.
Foram quando os pássaros e peixes começaram a chegar mortos à costa, relataram.
“Classificamos isso como um grande vazamento e é de alta prioridade para nós mitigar quaisquer preocupações ambientais”, disse Jennifer Carey, porta-voz da cidade de Huntington Beach.
Logo pela manhã, o cheiro de diesel e alcatrão invadiu a costa de Huntington State Beach. E ondas violentas trouxeram óleo escuro à praia. E apesar do isolamento da praia, os moradores foram até a areia no início do domingo para observar os danos.
“É terrível”, disse Jon Ely, um residente de Huntington Beach de 58 anos. “Este material não vai dissipar. É uma gosma e é grossa. ”
Representante de Orange County, Michelle Steel enviou uma carta ao presidente Joe Biden para solicitar a decretação de estado de grande desastre para o Orange County, o que disponibilizaria assistência federal adicional para as agências estaduais e locais tomarem as providências para limpar as praias e proteger os indivíduos afetados pelo derramamento.
“É imperativo que o governo federal ajude nos esforços de recuperação”, escreveu. “Tenho sérias preocupações sobre os impactos ambientais do derramamento e aplaudo os trabalhadores que estão fazendo o seu melhor para evitar que o óleo atinja mais zonas sensíveis.”
Huntington State Beach é o lar de várias espécies de pássaros, incluindo gaivotas, salgueiros, andorinhas-do-mar e garças-vermelhas, uma raridade na costa oeste, de acordo com Ben Smith, biólogo e consultor ambiental do condado.
“Há óleo por toda parte”, disse, examinando os pássaros reunidos na margem norte do rio. O derramamento pode ter um impacto significativo no habitat, disse ele. “Se os pássaros pisarem nesse piche, vai grudar nas penas e será um problema”, disse. “Ele contaminou a água e isso é ruim para a vida selvagem e para todas as pessoas que usam esta água. É realmente lamentável”.
As informações são do LA Times.