A World Surf League (WSL) lança nesta terça-feira (9) a nova série “We Are One Ocean”, apresentando surfistas, cientistas e ambientalistas do mundo inteiro. Eles refletem sobre a importância do oceano e seus motivos para assinar a petição “We Are One Ocean” na weareoneocean.org.
A série de conteúdos faz parte da campanha 30×30 da WSL anunciada recentemente, que pede a proteção de 30% do nosso oceano até 2030, explorando nossa profunda conexão com o mar e as muitas razões pelas quais devemos tomar medidas para protegê-lo.
A série apresenta o surfista irlandês e cientista marinho Dr. Easkey Britton, que compartilha seu amor e gratidão pelo oceano e sua paixão para preservá-lo. Mostra também relatos do campeão mundial Italo Ferreira, da bióloga marinha Dra. Ayana Elizabeth Johnson e dos surfistas Mikey February e Sophia Medina, além do químico e jornalista Dr. Cliff Kapono, que também pega ondas.
Um dos brasileiros que vai disputar as Olimpíadas de Tóquio no Japão, Italo Ferreira citou que ter sido criado perto do mar, em Baía Formosa (RN), lhe deu a chance de se apaixonar pelo esporte que mudou sua vida.
A Dra. Ayana E. Johnson compartilha sua relação com o oceano, de como ele é crucial para o nosso futuro e descreve seu trabalho para defendê-lo. Ela diz que, se levantarmos nossas vozes coletivas para responsabilizarmos nossos líderes, a campanha 30×30 será uma solução significativa para a crise climática. Ela também destaca que, se obtivermos sucesso, veremos a natureza se recuperar de uma maneira mágica.
February conta como o oceano afeta sua terra natal, a Cidade do Cabo, na África do Sul, e como as muitas culturas de lá dependem do mar para sobreviver. A nível pessoal, o oceano é para Mikey um lugar para se expressar e uma plataforma para prosseguir sua carreira. Ele acredita que todos devem fazer sua parte para nesta preservação.
Sophia é a irmã mais nova do bicampeão mundial Gabriel Medina, e sua conexão com o oceano começou com seus primeiros passos nas águas da Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). A jovem brasileira diz que acredita na preservação para que as futuras gerações possam descobrir a mesma conexão que ela possui.
O havaiano Cliff Kapono reflete sobre sua relação com o oceano e o quanto isso significa para ele, na esperança de que sua história inspire outras pessoas a assinar a petição 30×30. O amor de Kapono pelo mar o leva a fazer tudo o que puder para protegê-lo.
Em comemoração à campanha “We Are One Ocean”, a WSL está convocando as pessoas ao redor do mundo a assinar a petição em weareoneocean.org e compartilhar uma mensagem de amor pelo oceano no próximo fim de semana do Valentine’s Day (Dia dos Namorados nos Estados Unidos). Para aumentar a conscientização sobre a petição, a WSL hospedará uma série de experiências virtuais projetadas para conectar as pessoas com seu amor pelo oceano e inspirá-las a tomar medidas para protegê-lo.