Na década de 70 os festivais de surfe dominavam algumas praias pelo Brasil, principalmente em Saquarema (RJ), que entre 1975 e 1978 recebeu quatro Festivais Brasileiros da modalidade. Esses eventos tinham caráter nacional e levavam grande público a diversos picos.
Em 1979 outra cidade do interior do Rio de Janeiro recebeu uma competição. A Praia do Forte, em Cabo Frio, foi sede do 3° Festival da cidade. Foram duas fases do torneio, uma municipal, que classificou surfistas locais da época para a fase principal em âmbito nacional, onde entraram os maiores nomes do esporte naquele período.
A primeira fase foi vencida por Miguel Kuri e qualificou, ainda, nomes históricos cabo-frienses Gugu, Jacaré, Tieudo, Gilberto, Mutuca e Dedé. Mais de três mil pessoas acompanharam a primeira fase na praia.
A fase nacional, disputada nos dias 13 e 14 de outubro de 79, reuniu 51 dos melhores surfistas da época, como Cauli, Pepê Lopes, Rico, Daniel Friedman, Maraca, Ianzinho e Bocão. Com mar épico de até 2 metros, o público viu a primeira vitória da carreira de Carlos Mudinho.
Há imagens raras do evento registradas pelo fotógrafo Márcio Werneck, que à época estava como Secretário de Turismo municipal e organizou as competições de surfe na cidade. O acervo do Werneck é vasto e relata a modalidade. Quadro de giz com as baterias e notas, juízes em cima de estruturas únicas de metal, público e árbitros juntos. Uma outra realidade do esporte.
Vale a pena conferir as imagens na galeria acima.
Fonte de pesquisa: Jornal do Brasil, Caderno de Esportes, 1979.