Escolinha Tita Tavares

Campeã inicia projeto

Tetracampeã brasileira, Tita Tavares abre escolinha de surfe na carente comunidade do Titanzinho, Fortaleza (CE).

0

1992x1494Cearense Tita Tavares é um dos grandes nomes do Titanzinho. Foto: Arquivo pessoal.

Maria das Graças Tavares Brito Filha, mais conhecida como Tita Tavares, nasceu em Fortaleza e levou o nome do surfe brasileiro para o mundo.

Criada em uma família de pescadores, ela começou a surfar aos 5 anos com uma tábua e ganhou a primeira prancha aos 7 anos. Foi campeã mundial amadora na Venezuela em 1993 e vice-campeã no ano seguinte. Depois dessas vitórias passou para o surfe profissional. Foi a primeira mulher a tirar nota 10 no mundial feminino do WQS em 1996 e campeã por quatro vezes no SuperSurf, em 2000, 2003, 2007 e 2008.

Tita é do Titanzinho, pico situado no extremo nordeste do litoral de Fortaleza (CE) que abriga ótimas ondas e de onde surgiram outros nome do surfe como Pablo Paulino, Fábio Silva e André Silva.

No entanto, há algum tempo o nome de Tita não é anunciado nos megafones dos campeonatos de surfe. A campeã passou um tempo doente e a culpa é de um hipertireoidismo, doença caracterizada pela hiperfunção da glândula tireóide. Tita descobriu a doença em outubro de 2011, durante uma etapa do Brasil Surf Pro, no Rio de Janeiro.

“Brother, apaguei no meio da bateria. Fui parar, inconsciente, na areia. Quase morri. Eu andava fraca, sem energia, com dor de cabeça, mas não queria ir ao médico. Sempre tive medo”, diz Tita.

1280x720Pablo Paulino e Tita Tavares com a galera do Titanzinho: ídolos locais que ajudam a comunidade. Foto: Arquivo pessoal.

Hoje Tita trabalha como voluntária, pela Prefeitura de Fortaleza, como monitora da Rede Cuca, ajudando as crianças carentes e jovens, com a idade entre 10 e 29 anos, onde ela também monitora todas as escolinhas de Surfe de Fortaleza, entre as mais conhecidas é de Duda Carneiro, Fera (escolinha que tem a prancha do Mineirinho), Zé Coco e Carlos Alexandre, já indo para a sua terceira Edição do Projeto da Rede Cuca.

Agora, em novembro de 2017, tomou uma atitude de continuar evoluindo como ser humano, ajudando o próximo, com seu talento que é o surfar, Tita com uma mão na frente e outra atrás, fundou a sua Escola de Surfe, a “Escola Tita Tavares Surf Girls” onde já tem algumas aluninhas, exercendo o ensino aos domingos de manhã no Titanzinho. Com o objetivo de inserir a escolinha dentro da Rede Cuca, focado em meninas carentes.

Todo mundo sabe Tita é uma exímia surfista, mas ela precisa de ajuda de doações e recursos para que seu projeto se alavanque.

Recentemente, o jovem paulista Ryan Coelho criou um projeto pedindo apoio à Tita, com pranchas e acessórios. Tita que ver seu talento em futuras campeãs. “Vamos ajudar quem quer ser ajudado, tirando as crianças das drogas, da miséria, da criminalidade dando esperança de vida para essas crianças do Titanzinho”, diz Tita.

Para quem quiser ajudar, Tita precisa de pranchas de surfe e de soft, parafinas, cordinhas, uma tenda, cadeiras de praia e guarda sol. O depósito pode ser feito na conta Maria das Graças Tavares Brito Filha, agência 1605-5 e conta corrente 28611-7 (Banco do Brasil).