No próximo domingo (7) mais de 40 atletas amadores do surfe de diferentes bairros da cidade vão competir no Campeonato Surf Interbairros, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizado em parceria com a Associação Itapoaense de Surf (AIS) e coordenado pela Federação Catarinense de Surf (FECA).
A primeira edição da competição foi em 2018, sendo suspensa nos dois anos seguintes devido à pandemia, e agora está sendo retomada com eventos paralelos que devem trazer recreação e lazer para crianças, adultos e idosos, além de bandas musicais locais. A competição vem se firmando na cidade, já faz parte do calendário anual de surfe amador das praias de Santa Catarina e tem o objetivo de formar uma equipe forte para disputas estaduais.
O campeonato será por equipes que vão disputar nas categorias infantil, iniciante, mirim, júnior, feminino, open, master, longboard e adaptável. “O objetivo é incentivar a prática do esporte entre crianças e jovens. Para os participantes é a chance de ganhar experiência, pois é um evento no mesmo formato da competição estadual”, afirma Luiz Vieira, Secretário Municipal de Esporte e Lazer.
No mesmo dia da competição de surfe, a Secretaria Municipal de Esportes retoma o projeto Lazer no Bairro. Realizado a cada 15 dias, o projeto segue até final de novembro com atividades recreativas, brinquedos, esportes e apresentações culturais em diferentes bairros de ponta a ponta do município, desde o Pontal até a Barra do Saí.
Também haverá apresentação do Projeto Ágora, da Secretaria Municipal de Cultura, que trará 10 bandas musicais locais. “Além da disputa, que é um show à parte e do incentivo à prática esportiva, também queremos proporcionar um dia de lazer aos cidadãos e aos turistas, por isso unimos lazer, música e cultura no mesmo dia”, completa Vieira.
Atletas de Itapoá
O surfe brasileiro se tornou referência mundial nos últimos anos e atrai cada vez mais adeptos para o esporte. Alguns atletas itapoaenses têm se destacado e levado o nome da cidade para as competições fora do Estado, como é o caso de Gabriel Castigliola, que compete em outras federações; Hedieferson Junior, que recentemente conquistou o vice-campeonato da 2ª etapa do Circuito Catarinense Profissional de Surf 2022, realizado em julho, na Praiva Brava, em Itajai; e Caetano Vargas, que ficou com o 9º lugar na mesma competição.
“Disputamos com grandes nomes mundiais do surf e foi uma grande conquista chegar à primeira final de um circuito profissional. Digo para a galera da nova geração que é preciso acreditar, correr atrás e treinar. O interbairros de Itapoá é uma grande oportunidade de conhecer outros competidores e ganhar experiência”, afirma Hedieferson.
As equipes têm até hoje (4) para se inscreverem para o Campeonato de Surf Interbairros de Itapoá pelo número (47) 3443-6405. A taxa de inscrição é uma caixa de leite. A disputa começa às 8 horas da manhã do próximo domingo (07), na Praia de Itapoá, em frente ao Parque Linear.