Ciclone Extratropical

O bicho vai pegar

Ciclone extratropical se forma no Uruguai e deve gerar ondas com mais de 3 metros nas costas Sul e Sudeste do Brasil.

0
Praia da Macumba durante um forte swell em 2020.

Um Ciclone extratropical se formou no início desta semana entre as costas do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Ele vem aumentando sua intensidade e tamanho, e a previsão é que cresça até esta quinta-feira (23) e se desloque para a direção Nordeste, com seu centro de baixa pressão alcançando 982 hpa.

Clique aqui para conferir a previsão das ondas em SP

Clique aqui para conferir a previsão das ondas no RJ

Clique aqui para conferir a previsão das ondas em SC

Na quinta-feira ele já estará mais afastado da costa do Brasil, porém este grande gradiente de pressão com ventos intensos de Sul / Sudeste sobre o oceano em toda esta grande área, são condições ideais para gerar ondas e mar agitado na costa do Brasil.

A previsão é de o mar crescer entre quarta e quinta, com as ondas podendo passar dos 3 metros, na direção do quadrante Sul e período de 12 segundos. Esta previsão é para toda costa Sul e Sudeste do Brasil, principalmente nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

Este swell gerado pelo ciclone poderá ser observado até na região Nordeste, com ondas um pouco menores, mas que poderão passar de 2 metros em alguns picos.

A partir de sexta-feira (24), após o afastamento do ciclone, a tendência é que as ondas diminuam e mudem para direção Sudeste. Mas devemos ainda observar as ondas geradas por este ciclone durante o final de semana.

Confira mais detalhes sobre a forte ondulação nas páginas do Wavescheck da sua região. Para navegar entre os estados, clique em nosso menu superior.