The Endless Summer

Fatos e curiosidades

Confira cinco curiosidades que talvez você não saiba sobre The Endless Summer, a obra-prima de Bruce Brown.

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O mundo do surfe perdeu um verdadeiro pioneiro no último fim de semana. Capturando a essência do esporte e trazendo ela às massas através do filme The Endless Summer, Bruce Brown criou um novo gênero de filmes de surfe. Além disso, inspirou milhares e milhares de surf trips e continua influenciando filmmakers de todos os tipos até hoje.

O filme lançado em 1966 continua vivo na memória, mais de 50 anos depois. E, em tributo ao cineasta, o site GrindTV separou cinco curiosidades que talvez você não saiba sobre Brown e sua obra-prima. Confira abaixo:

1# Foi o shaper do sul da Califórnia Dale Velzy que ajudou Brown, então salva-vidas com 19 anos, a dar o primeiro passo como cineasta. Em 1957 ele comprou uma camêra zerada Bolex, equipamento de edição e deu a Brown US$ 5 mil para futuras despesas. Isso o levou a fazer seu primeiro filme, Slippery When Wet.

2# The Endless Summer é leal a sua narrativa de que foi uma viagem com apenas três pessoas: Brown, Robert August e Mike Hynson. Os três viajaram com apenas duas pranchas e um equipamento de filmagem que pesava menos de 45 quilos. A jornada de quatro meses para um dos melhores filmes de surfe de todos os tempos é ainda mais inspiradora pela abordagem minimalista do projeto.

3# De acordo com a Encyclopedia of Surfing, a ideia da missão global em busca da onda perfeita não havia brotado até o agente de viagem dizer que Brown economizaria US$ 50 por ticket se ele continuasse viajando sentido Leste. Brown então realizou que se descesse a linha do Equador duplicaria a temporada de verão (o título “Verão Sem Fim” foi escolhido antes de as gravações começarem).

4# Chegando perto da data de lançamento, em 1966, Brown ainda lutava para encntrar distribuidores para o filme. Ele tinha estreias marcadas em apenas algumas cidades do litoral dos EUA para continuar arrecadando dinheiro e levar o filme adiante.

Foi então que no inverno de 1965 Brown levou o filme à cidade de Wichita, no Kansas, cidade sem nenhum tipo de conexão com a praia. Depois de duas semanas, a bilheteria do filme superou clássicos da época como My Fair Lady e The Great Race.

5# Em 1964, Brown pediu ao então diretor de arte da revista Surfer, John Van Hamersveld, para criar o cartaz do filme. Ele fez isso porque Van Hamersveld era o único artista que conhecia. Van Hamersveld foi pago em US$ 150 para fazer o serviço e depois seguiu em frente.

Dois anos depois, quando um colega do Instituto de Arte de Chouinard lhe avisou que o postêr que havia desenhado estava no New York Times, ele só cresceu na carreira. Coincidência ou não, depois disso fez capa de discos para bandas como The Beatles, Rolling Stones, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Kiss, entre outras.