O Circuito Filipe Toledo Kids On Fire apresenta o ranking dos campeões de 2022. A disputa contou com atletas de oito cidades paulistas, quatro estados, além de dois países da América do Sul. Ao todo, 100 competidores participaram desta segunda edição do circuito; O campeão mundial de surfe também se mobilizou, pelas redes sociais, em apoio às vítimas das chuvas no Litoral Norte Paulista.
Após três etapas, todas realizadas na Praia Grande de Ubatuba, o circuito chegou ao fim no último dia 29 de janeiro de 2023, e definiu o ranking de 2022, nas categorias Feminino e Masculino Sub 12, Sub 14 e Sub 16. O evento contou, em sua maioria, com atletas de São Paulo, porém, recebeu competidores da Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e de outros países, como Argentina e Peru. Contou com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e homologação da Associação Ubatuba de Surf (AUS).
“Este é o segundo ano consecutivo do circuito que tem o intuito de alavancar novos nomes do surfe local e, quem sabe, projetá-los para o cenário brasileiro. Ubatuba foi onde tudo começou para mim e nada mais justo do que promover campeonatos para incentivar a nova geração da minha cidade. Nosso trabalho vem ao encontro dos anseios dessa nova galerinha, da base de Ubatuba, que é um celeiro de boas ondas e novos talentos”, explicou Filipe Toledo.
“O Filipe Toledo Kids On Fire tem um único foco: fortalecer cada vez mais os atletas de base, além de promover o intercâmbio entre os participantes de Ubatuba com outros atletas do Brasil e até de outras nacionalidades que queiram participar deste projeto”, finalizou o campeão mundial de surfe de 2022, que acabou de levantar a taça de campeão do Hurley Pro Sunset Beach, a segunda dentre as dez etapas da World Surf League 2023.
Filipe Toledo também foi um dos primeiros atletas do surfe brasileiro mundial a se manifestar sobre as vítimas das chuvas. Por meio de uma live, Filipinho, pediu ajuda a seus milhares de seguidores e divulgou ações e perfis de várias pessoas e ONGs que estão na missão de ajuda.
Última etapa
No surfe, o ranking da segunda edição do Circuito foi dominado pelos ubatubenses. No masculino Kalani Robles lidera a Sub 16. Acostumado com vitórias, venceu a primeira e a segunda etapa do circuito. O jovem de apenas 14 anos, que nos últimos tempos apresentou uma campanha impecável por onde competiu, sagrou-se campeão brasileiro Sub 14 em 2022, e é o vice-campeão paulista na mesma categoria.
Na Sub 14, outro ubatubense finalizou no topo do ranking, Pedro Henrique, vice-campeão da segunda etapa e campeão da terceira, Pedro vem se destacando nos eventos. Ele é o quarto colocado no Brasileiro de Categorias de Base de 2022, e no ranking Paulista de Surf ocupa a sexta posição na Sub 14, e está em sétimo na Sub 16.
Fechando o ranking masculino, Calebe Simões, também de Ubatuba, fechou o ano como o grande campeão do circuito na Sub 12. Simões foi vice-campeão da segunda etapa e venceu a terceira. No ranking Brasileiro ocupa a terceira colocação Sub 12, e no Paulista de Base, na mesma categoria, é o segundo melhor atleta do Estado de São Paulo.
“O circuito em sua segunda edição mostrou que é o principal circuito de marca do Brasil na atualidade. Reuniu atletas de várias regiões do país com alto nível de surfe. Parabenizamos a todos que participaram e ficamos felizes com o sucesso do evento, que tem como objetivo fomentar as categorias de base. Em breve teremos mais informações sobre o circuito 2023”, relatou o organizador do circuito, Pedro de Carle.
Entre as mulheres não foi diferente, as locais dominaram os rankings em todas as categorias. Nairê Marquez, desde a primeira etapa mostrou sua superioridade diante das adversárias. E, para sagrar-se a campeã do circuito na Sub 16, Nairê, conquistou a segunda posição na primeira etapa, e venceu as demais. No Ranking Brasileiro de Base a jovem de Ubatuba ocupa a décima posição na Sub 18, e está em quinto lugar na Sub 16.
Aurora Ribeiro foi a grande campeã e é a líder do ranking na Sub 14. A jovem venceu a primeira etapa, foi vice na segunda, e venceu a terceira. No ranking nacional de base, a ubatubense é a décima quarta melhor atleta do Brasil.
Na categoria Sub 12, mais uma vez Ubatuba mostrou sua força com a atleta local Maeva Guastalla, que apresentou uma campanha com aproveitamento em 100% ao vencer as três etapas. No ranking Paulista, Maeva ocupa a sexta posição nas categorias Sub 12 e Sub 14. Já no ranking Brasileiro a jovem é a décima sexta colocada na Sub 12.
“O Projeto ‘Filipe Toledo Kids on Fire’ x Hurley já é uma parceria consolidada, sendo hoje nosso principal evento de Base. Seguimos juntos não só por prestigiar os que estão iniciando na carreira de competições mas, também por poder apoiar um projeto inspirador de tamanha importância que leva o nome de nosso principal atleta, Filipe Toledo. Estamos certos que a cada ano o evento ganhe mais força e transforme a vida de cada participante, tornando-os mais fortes e confiantes para uma carreira de competições dentro do cenário do surfe brasileiro”, disse Roger Barbosa, gerente de marketing da Hurley, patrocinadora oficial do circuito.
O Filipe Toledo Kids on Fire contou com os patrocínios da Hurley, Garytos, Oakley e Monster Energy. Apoio: Effect Surf Coaching, Fuwax, Special Boards, Mr Gelato, Orange Sierra, Aquário de Ubatuba, ST Blanks, Suntech, Moosse, Trixnet, Esquina das Modas e Bio Copos. Apoio Institucional: Prefeitura de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf (AUS).
Ranking
Masculino
Sub 16
1 Kalani Robles (UBA)
2 Pedro Henrique (UBA)
3 Eduardo Mulford (UBA)
4 Kailani Renno (UBA)
Sub 14
1 Pedro Henrique (UBA)
2 Eduardo Mulford (UBA)
3 Kalani Robles (UBA)
4 Nicolas Oliveira (CAR)
Sub 12
1 Calebe Simões (UBA)
2 Nicolas Oliveira (CAR)
3 Davi de Souza (UBA)
4 Pedro Canônico (UBA)
Feminino
Sub 16
1 Naire Marquez (UBA)
2 Aurora Ribeiro (UBA)
3 Maria Marquez (UBA)
4 Gabriela Cury (UBA)
Sub 14
1 Aurora Ribeiro (UBA)
2 Maeva Guastalla (UBA)
3 Maria Marquez (UBA)
4 Samira Sthephany (CAR)
Sub 12
1 Maeva Guastalla (UBA)
2 Mariana Elias (UBA)
3 Ana Heloisa (UBA)
4 Melissa Conde (UBA)