A Plastic Bank Brasil mobilizou 200 alunos e voluntários para limpar as praias do Rio de Janeiro no Dia Mundial da Limpeza, no último sábado (18).
Em parceria com a Clean Up the World e por meio do programa Parcerias nas Comunidades com o colégio Liceu Franco Brasileiro, a empresa social promoveu a limpeza na Praia de Copacabana, e também em praias na Ilha do Governador: Praia da Bica (Jardim Guanabara), da Guanabara (Freguesia) e da Praia da Engenhoca (Ribeira).
A organização vai separar, pesar e trocar os materiais plásticos arrecadados na limpeza – e o valor monetário equivalente ao plástico arrecadado será doado à Creche Cristo Redentor.
A Plastic Bank constrói ecossistemas de reciclagem ética em comunidades costeiras e reprocessa os materiais para reintrodução na cadeia de fornecimento de manufatura global.
Os coletores recebem um prêmio pelos materiais que coletam, o que os ajuda a suprir as necessidades básicas da família, como mantimentos.
“Participar do evento com o Clean-Up the World é inspirador para nossa equipe de alunos e voluntários”, diz Helena Pavese, Country Manager da Plastic Bank Brasil.
“A Plastic Bank está comprometida em ajudar o mundo a impedir o plástico oceânico, e o Dia Mundial da Limpeza deste ano nos permitiu participar de uma campanha que ajuda a limpar os oceanos enquanto melhora a vida dos coletores que vivem nas comunidades costeiras”, completa.
A Plastic Bank Brasil incentiva a doação de plástico por meio do programa Parcerias em Comunidades, que compreende o Programa Fé e o projeto Plastic Bank nas Escolas. O objetivo é conscientizar a população sobre o impacto positivo da reciclagem, o valor da coleta do plástico e como o indivíduo pode compensar a sua pegada plástica.