Enchentes na Austrália

Fanning e Parko resgatam vítimas

Mick Fanning e Joel Parkinson ajudam no resgate e organizam doações para vítimas de catástrofe na Austrália, com pelo menos 21 mortos. Governo declara emergência nacional.

A Austrália declarou emergência nacional nesta quarta-feira (9) em resposta a enchentes devastadoras ao longo de sua costa Leste, e designou zonas de catástrofe em cidades varridas por rios que transbordaram. Nos últimos dias, o tricampeão mundial Mick Fanning liderou uma grande campanha de doação de alimentos e itens de necessidade básica para ajudar as vítimas.

Além de organizar a campanha nas redes sociais e em outros veículos de mídia, Fanning chegou a ajudar no resgate das vítimas durante as inundações. Ele pilotou um jet-ski pelas áreas mais afetadas e auxiliou a retirar uma mulher do local. Joel Parkison também voluntariou-se e participou das ações de resgate.

“Estávamos apenas tentando fazer o que podíamos, sabíamos que as pessoas precisavam de ajuda e não havia muita agitação, então, como um grupo de pessoas com jet-skis e barcos, começamos o trabalho”, disse Fanning à Sky News Australia.

A cidade de Sydney, na Austrália, vive dias de caos com inundações e chuvas torrenciais que vêm castigando a costa Leste do país, numa situação classificada pelas autoridades como “sem precedentes”.

Segundo a administração de Nova Gales do Sul, 17 regiões do estado foram declaradas “zonas de desastre”, e até meio milhão de pessoas podem ter que deixar suas casas, informa a agência Reuters.

“A Austrália está se tornando um país mais difícil de se viver por causa desses desastres naturais”, disse o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, nesta quarta-feira, depois de visitar a área mais atingida de Northern Rivers, em Nova Gales do Sul.

Cidadãos têm sido resgatados em condições dramáticas, como idosos agarrados a colchões dentro de casas alagadas, ou ainda pessoas em telhados sendo içadas por helicópteros.

As chuvas que atingem a região de Sydney causaram estragos também no estado de Queensland, inundando fazendas, estradas e causando cortes no fornecimento de energia. Pelo menos 21 pessoas morreram até agora devido às chuvas na Austrália na última semana, informaram as autoridades.

O segundo ano seguido de inundações tem influência do fenômeno climático La Niña, normalmente associado ao aumento das chuvas no verão australiano.

Pelo menos 21 pessoas morreram.

Exit mobile version