“E lá se vão 50 anos!”.
Com essa frase Lipe Dylong abre o mini documentário, realizado por Nuno Dias, em comemoração aos seus 50 anos como fabricante de pranchas.
Lipe começou cedo e, através de muita dedicação e simpatia, conseguiu apoio dos mais experientes shapers mundo afora, o que o ajudou a evoluir rápido e tornar-se um dos maiores fabricantes e incentivadores do esporte no Brasil.
O filme aborda os pontos mais importantes de sua trajetória como shaper. Como tudo começou, ainda garoto no Rio de Janeiro; seus parceiros e aliados ao longo do caminho; os primeiros anos bebendo direto da fonte no Havaí; sua participação no começo do circuito mundial, ainda nos anos 70; e o pioneirismo na indústria de surfe no Brasil no começo dos anos 80, com a renomada marca Energia.
O vídeo conta com depoimentos de importantes personalidades como Randy Rarick, co-fundador do circuito mundial e da Tríplice Coroa Havaiana; Ed Searfoss, manager da Country Surfboards no Havaí e o renomado shaper Johnny Cabianca, fabricante das pranchas de Gabriel Medina.
Jornalistas consagrados como Rosaldo Cavalcanti, Ricardo Bocão e João Valente também deixam seus testemunhos.
Há também uma participação especial do surfista português Miguel Blanco, que conta como desenvolveu junto com Lipe a Killer Fish, modelo de sucesso que leva a sua assinatura.
Deixe-se levar pelo bom astral desse mini doc. e suas imagens exclusivas que ilustram essa bonita história de um sonho de miúdo que virou realidade.
50 anos de shape
Direção, Edição e Filmagens: Nuno Dias
Imagens aquáticas: Eduardo Vento
Edição de Som: João Pedro Bailey
Imagens Adicionais: Justin Graham, Reinaldo Andrade, Crossas Films, Maldives Photographer, Jacques Nery, Bruno Barreto, Mucio Scorzelli e Fedoca Lima