Como sempre a perna australiana do CT conta com três etapas. Gold Coast, Bells Beach e Margaret River. Só que esse ano, antes de irem para o oeste da Austrália, o Tour acontecerá também em Keramas, Bali. Imaginem a quantidade de pranchas que os atletas terão que levar para ondas tão distintas?
Para saber sobre essa logística e as pranchas que Italo Ferreira terá a seu dispor, conversei com Tico e Teco, que produzem as Tim Patterson do Top de Baía Formosa (RN).
“Esse ano a perna australiana terá quatro eventos, contando com a etapa de Bali, mas teremos um intervalo de mais ou menos duas semanas entre Bells e Keramas. O Luiz Campos ‘Pinga’, técnico do Italo, voltará ao Brasil nesse intervalo, com isso nós conseguimos dividir o quiver em duas partes. Isso será ótimo, pois se fosse preciso que ele saísse daqui com todas as pranchas teria que carregar umas 20 de uma vez só”, comenta o aliviado Tico. Além de todo trabalho, sai muito caro levar tantas pranchas numa só tacada só.
Nessa primeira leva embarcam dez. “Essas dez pranchas foram pensadas para as duas primeiras etapas, Gold Coast e Bells. Para Snapper a prancha principal é uma 5’10”, que na verdade é o tamanho padrão dele para todos os mares de meio a 1,5 metro. Essa deve ser a prancha que ele usará em Snapper”, comenta Tico.
“Já para Bells o foco está na 5’11”, mesmo tamanho da prancha que ele usou para vencer lá ano passado. Mas em Bells também podem entrar em cena uma 6’0 ou até uma 6’1. Portanto, essa primeira metade do quiver se resume em pranchas do tamanho 5’10”, 5’11”, 6’0” e 6’1””, explicou o shaper, que deixou claro que a funcionalidade das pranchas hoje opera muito mais em cima de outros detalhes que não o tamanho.
Para as etapas de Keramas e Margaret, além das reposições das pranchas que se faça necessária (provavelmente algumas 5’10”), embarcarão algumas pranchas maiores como 6’2” e 6’4”, pensando nas sempre possíveis bombas do oceano aberto em Margaret. Italo também terá, lá na Austrália, cinco pranchas feitas pelo próprio Timmy, na Califórnia. Todas no modelo IF 15:
-5’8 x 18.69 x 2.25 XTR Epoxy Parallel Carbon
-5’9 x 18.69 x 2.25 x 26.14L
-5’9 x 18.69 x 2.24 x 26.20L
-5’9 x 18.70 x 2.26 x 25.96L
-5’11 x 18.63 x 2.25 x 25.15L
Tico e Teco comentaram que com o passar dos anos eles estão cada vez mais seguros sobre qual o tamanho de prancha e variação de rabeta que seu principal piloto usará em cada etapa. “Isso tem permitido a montagem de um quiver mais enxuto e mais eficaz”, destaca Tico.
Com relação ao designs das pranchas para este ano houve um consenso entre Italo, Tico, Teco, Timmy e Pinga: em time que está ganhando não se mexe. As pranchas que Italo usou durante suas três vitórias no ano passado serão basicamente as mesmas que usará esse ano. “Italo não teve mudanças significativas em relação ao seu peso ou sua maneira de surfar, está apenas evoluindo naturalmente e suas pranchas tem acompanhado muito bem essa evolução. Nessa pré-temporada fizemos alguns testes com variações no fundo das pranchas e na angulação das quilhas. Tudo muito válido, mas resolvemos guardar essas mudanças para outro momento”, diz Teco.
“Italo esteve no Taiti, produzindo material para seu patrocinador principal, antes de ir pra Austrália. O feedback dele foi que essas pranchas (as camufladas da foto) são as melhores com que ele surfou nos últimos tempos, sinal de que acertamos em manter o foco no seu design ‘ofical’”, completa Tico. Segundo os irmãos, Tico e Teco, as maiores mudanças nas pranchas do Italo vão acontecer somente em lugares específicos como, por exemplo, Taiti. “Ali vamos trabalhar um design que se diferencia, principalmente, pelo aumento do volume”.
As medidas das pranchas principais (todas triquilhas, Future Fins com espuma PU):
– 5’10” – 18’ ½” x 2’ ¼” – 26.0 litros – Round e Squash (padrão Keramas)
– 5’11” – 18’ ½” x 2’ ¼” – 26.3 litros – Round (padrão Bells Beach)
– 6’0” – 18’ ½” x 2’ ¼” – 26.6 litros – Round (padrão Havaí 2018)