O mês de maio marca o aniversário de 36 anos da Pró-Ilha, empresa que nasceu com DNA familiar em São Francisco do Sul (SC) e tornou-se referência no mercado de fabricação de pranchas no Brasil.
Em 1984, com algumas peças de roupa, Josenir Breis Pereira, o Ni, inaugurava uma pequena loja chamada QT Surf. Dois anos mais tarde, juntamente com a fabricação de pranchas, o local se transformaria na atual Pró-Ilha Surfboards.
Os primeiros foguetes foram feitos em um modesto estabelecimento de madeira, com a ajuda de shapers pioneiros do litoral norte catarinense como Ricardo Ziemath e Zulmar Leão.
No início dos anos 1990, a Pró-Ilha já trabalhava com marcas do calibre de HD, Hang Loose, 30 pés, dentre outras. Nesta época, Saulo Lyra, Valdo Pirata, Crivela e Joca Secco entraram para o time e trouxeram ainda mais experiência e opções aos clientes.
Entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, foi inaugurada a primeira grande sede da Pró-Ilha, também em São Chico, mas agora com espaço suficiente para o aumento da produção. Foi neste período que surgiram novas oportunidades de mercado com trabalho com marcas como Mormaii, Pepsi e Gatorade.
Em 2008, as portas para o mercado internacional finalmente foram abertas. Os havaianos Tokoro e John Carper, dois dos shapers mais renomados do mundo, vieram ao Brasil conhecer as instalações da Pró-Ilha. Essa visita também permitiu a compra das máquinas de usinagem mais modernas do mercado.
A partir daí, shapers como Rusty Preisendorfer, Greg Webber, James Cheal e Johnny Cabianca também uniram forças com a Pró-Ilha, que passou a importar parte de suas matérias-primas e aumentou ainda mais a qualidade das pranchas.
Finalmente, em novembro de 2014, a nova fábrica modelo foi inaugurada, com capacidade de produzir até 500 pranchas por mês e mais de 900m² de área totalmente voltados à fabricação de pranchas.
Atualmente, além da loja física com mais de 120 m², a Pró-Ilha apresenta um sistema e-commerce, onde conta com uma linha completa de acessórios e oportunidades de entrega em qualquer lugar do Brasil.
Para saber mais, acesse o site Pró-Ilha ou o perfil @proilhasurfboards no Instagram.