Marca de acessórios WIGGL cria um sistema de quilhas que apresenta encaixe para três quilhas com uma particularidade original que permite a rotação das quilhas longitudinalmente.
O projeto é uma criação de Miguel Cerezo, um engenheiro mecânico de Aicante, Espanha, e que pega onda há 22 anos.
“Cabe ao surfista decidir o papel de optar se todas as quilhas tenham capacidade de rotação, se apenas as quilhas laterais (com a central fixa), ou ainda, se prefere ter as laterais fixas e a quilha central em rotação.”, explica o release de divulgação publicado no site Surfer Today.
De acordo com o fabricante, a opção das quilhas laterais em rotação permite surfar com mais velocidade, executar manobras com mais facilidade, e manter a linha, sendo uma opção perfeita para todo o tipo de ondas. Esta é também a escolha considerada como a melhor opção pela maioria dos surfistas que já testaram o sistema.
Se a opção for pela quilha central rotativa, é possível melhorar a velocidade média, executar manobras mais radicais e com maior rapidez, permitindo adotar uma linha mais curvilínea, sendo ideal para ondas mais cavadas.
Quem preferir poderá ainda optar por soltar toda as três quilhas, o que permite, segundo a marca, aumentar o número de manobras em cerca de 25%.
A grande vantagem é que com o sistema instalado, o surfista poderá decidir, conforme as condições do mar ou as suas preferências no momento, o setup que prefere, uma vez que o mesmo é ajustável.
Para testar este novo conceito, a equipa criadora do Wiggl, decidiu submetê-lo ao “teste supremo”, testando-o num ambiente controlado, onde todas as ondas são semelhantes, uma após a outra, ou seja, numa piscina de ondas, e nos pés de surfistas profissionais.
Fonte Surfer Today