A International Surfing Association (ISA) confirmou, na última terça-feira (23), que o Egito será o 111º membro da associação. O número de membros da ISA na África agora sobe para 17, o que está ajudando a impulsionar ainda mais a expansão do surfe em todo o continente.
A Associação Egípcia de Surf (ESA) é responsável pelo desenvolvimento do surfe em todo o país, incluindo a realização e promoção de competições e eventos nacionais de surfe. Isso também envolve o avanço do desenvolvimento de standup paddle (SUP) e outras disciplinas de surf. Como membro da ISA, a ESA defenderá a inclusão contínua do surf nos Jogos Olímpicos e apoiará o objetivo do esporte de se juntar a outros eventos multiesportivos em todo o mundo.
A base para este desenvolvimento foi lançada em julho deste ano, quando a ISA organizou os cursos de Surf Level 1 Instructor e ISA/ILS Water Safety em colaboração com a Associação Egípcia de Surf e o Surf Camp Egypt. O programa ministrado por Hans Van Den Broek (NED), que é apresentador do Curso ISA, treinou e certificou os primeiros treinadores de surf egípcios no padrão internacional da entidade.
A ESA espera seguir neste caminho para buscar expandir a comunidade de surfe no Egito, além de estabelecer clubes adicionais de Surf e SUP e certificar mais treinadores e instrutores.
O crescimento global do surf é um objetivo chave da ISA e a organização está muito focada na expansão contínua do surf em toda a África. O continente tem costas incríveis, com altas ondas e grande potencial para o desenvolvimento do surf e turismo.
Com a crescente popularidade da modalidade entre os jovens, a ISA acredita que esse impulso também pode contribuir significativamente para as economias locais e ajudar a promover o desenvolvimento social.
Muitas partes da África têm uma rica tradição de surf. A África do Sul, por exemplo, tem sido um reduto do surf há muito tempo e, além de sediar uma etapa do mundial da WSL, o local foi o primeiro país africano a sediar o ISA World Championship com a edição em East London em 1978.
A ISA desde então regressou a Durban em 2002 e 2003 para os ISA World Surfing Games e o ISA World Junior Surfing Championship, respectivamente.
Nos últimos anos, Campeonatos Nacionais também foram realizados na Libéria, Gana, Senegal, Costa do Marfim, Serra Leoa e São Tomé e Príncipe, entre outros países.
“Com o surf confirmado nos Jogos Olímpicos da Juventude em Dakar em 2026, haverá um foco mais forte em nosso esporte na África, que esperamos inspirar a próxima geração de egípcios a participar de todas as disciplinas de surf. Adoraríamos ver surfistas egípcios competindo nas Olimpíadas da Juventude em breve.”, disse Fernando Aguerre, presidente da ISA.