Primeiro surfista profissional de São Paulo e campeão paulista e brasileiro de surfe, Francisco Alfredo Alegre Araña, o Cisco Araña – como é conhecido, tem sua trajetória contada no documentário ‘Cisco Araña – Longboard Bossa Nova’. O filme ganhará a tela do Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga), em Santos (SP), na terça-feira (24/5), às 20h. A direção e criação do filme é de Robinson Patrício.
O ingresso custa R$ 20 e está à venda na Miwa Beach Club (Av. Pres. Wilson, 101 – Pompéia). Toda a renda será revertida para o Sonhando Sobre as Ondas, projeto santista de inclusão social mundial que já doou quase 70 pranchas adaptadas e está presente em 20 praias ao redor do mundo.
Com locações no litoral paulista e na Califórnia, nos Estados Unidos, o longa-metragem exibe o estilo clássico do atleta sobre o longboard e vai além, abordando a coordenação de escolas públicas de surfe. No local, Cisco coordena, desde o início do curso, importante projeto de inclusão social, estendendo a prática do esporte, gratuitamente, a crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais.
Cisco também é o idealizador, juntamente com o ex-aluno e primeiro surfista cego do mundo, Valdemir Pereira Correia, da primeira prancha adaptada para deficientes visuais, que possui o mesmo tamanho de uma prancha comum, mas com medidas de proteção, como pontas e quilhas revestidas com E.V.A., e marcações para ajudar o surfista a se posicionar.