Florianópolis

Praia alerta sobre jacarés

Visitantes são informados sobre presença do jacaré-de-papo-amarelo em Ponta das Canas, Florianópolis (SC).

Ponta das Canas, Florianópolis (SC)

Uma placa na entrada da praia de Ponta das Canas, em Florianópolis (SC), avisa que o local é habitat do jacaré-do-papo-amarelo. Segundo a prefeitura, o objetivo é orientar a população a respeito da presença dos jacarés.

A placa diz “Respeite os animais silvestres e os ambientes naturais”. A prefeitura afirmou que a presença da espécie, de nome científico Caiman latirostris, não é comum em praias, mas eles podem aparecer na areia em alguns momentos, principalmente em locais onde há manguezais.

Não há dados de quantos jacarés foram vistos nas praias da cidade este ano. O município afirmou que este tipo de réptil é comum em córregos ou regiões de manguezal na cidade, já que esses lugares são o habitat natural do animal.

O que fazer ao encontrar um jacaré

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) recomendou que os banhistas, ao verem um jacaré na areia, mantenham distância e não alimentem o animal.

Caso o réptil esteja fora do habitat natural ou em algum local que ofereça perigo para ele, a Floram orientou que a pessoa chame órgãos ambientais, como a Polícia Ambiental

Exit mobile version