Com o surfe brasileiro conquistando o lugar mais alto do pódio em campeonatos ao redor do mundo, o esporte vive uma fase de crescimento e qualificação. Na primeira edição, o Fórum Paulista de Surf encerrou os três dias de evento com a formação profissional de 90 juízes de diversos estados, que agora vão colaborar com o desenvolvimento do esporte nos campeonatos pelo país. Durante o encontro, participantes e convidados ressaltaram a importância da profissionalização e evolução do esporte. Confira no vídeo os melhores momentos do evento.
“Os participantes foram indicados por associações e federações de surf de diversos estados brasileiros. Ao todo, foram 90 novos juízes que, a partir de agora, estão capacitados e à disposição para participar do quadro dos quase 30 campeonatos que estimamos que ocorram todo final de semana pelo país. Contar com este tipo de qualificação é essencial na formação de novos campeões, uma vez que profissionaliza muito a parte técnica do surfe no Brasil”, comemora Marco Ferragina, um dos idealizadores do projeto.
O diretor técnico da Confederação Brasileira de Surf e presidente da Associação Santos de Surf, Marco Rabellé, explicou que o evento vai ajudar a fortalecer o esporte. “Essa aglutinação de conhecimento é muito positiva para o surf brasileiro como um todo e não é toda hora que a gente consegue realizar este tipo de curso. Por isso mesmo, traz um engrandecimento para quem pratica o esporte e para os diversos setores que envolvem o surfe”, comenta.