Surfistas e moradores de Florianópolis (SC) denunciam o despejo de água suspeita nas dunas da Joaquina, na última quarta-feira (14). Um vídeo registrado durante a noite flagrou o extravasamento de água com cor escura por meio de tubos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
As imagens foram gravadas por um morador da região, que denunciou a situação recorrente na área. “Eles ligam a torneira e voltam a fazer esse absurdo que a gente já sabe”, relata o morador.
A comunidade do surfe também protestou contra a situação. “Está aí algo que nos deixa triste, pois estão acabando com a ilha. Se continuar assim, logo mais acabarão com a Magia da Ilha”, alerta Douglas Cominski (@shotspot.com.br), filmmaker e fotógrafo profissional de surfe.
A Casan afirmou que o sistema de bombeamento instalado junto à LEI (Lagoa de Evapoinfiltração) tem autorização dos órgãos ambientais para funcionar e é necessário para manter o volume da lagoa na cota de 9 metros.
Segundo a companhia, a água registrada no vídeo é efluente tratado, que foi bombeado para reduzir o volume da lagoa que está em processo de limpeza, misturado com água da chuva. A instituição comunicou ainda que a areia no local onde foi instalada a saída do sistema emergencial de bombeamento é de alta absorção e não traria impactos ambientais.