Uma baleia-franca adulta foi avistada nadando ao lado de um filhote na Praia Vermelha do Sul, em Ubatuba, durante a última sexta-feira (29). Este foi o terceiro registro que a região teve da espécie em 2022.
Segundo o Instituto Argonauta, as equipes da corporação foram acionadas para averiguar a situação das baleias que, inicialmente, estavam sob suspeita de encalhamento por conta de redes de malhas, que são comumente encontradas em áreas de pesca.
Ao se aproximarem via bote, os profissionais do instituto confirmaram que os mamíferos apenas estavam descansando antes de seguirem viagem. A fêmea adulta, inclusive, estava amamentando seu filhote.
Diferentemente das baleias jubartes, que vez ou outra também surgem no Litoral Norte, as baleias-francas são mais lentas, discretas e ‘tímidas’. A falta de saltos espetaculosos faz com que várias pessoas pensem que ela está com problemas de mobilidade, segundo o Instituto Argonauta.
Hugo Gallo Neto, oceanógrafo e presidente do instituto, afirma que a espécie já foi um grande alvo de caçadores, justamente por serem acostumadas a navegar em um ritmo mais tranquilo. No entanto, as baleias-francas já não estão mais em grande risco de extinção. “Vê-las ocupando novamente o espaço no nosso litoral é muito gratificante”, comentou Gallo, em nota.