Mongaguá

Tubarão é devolvido ao mar

Tubarão-martelo em perigo de extinção é devolvido ao mar após ser pescado na Plataforma de Pesca de Mongaguá (SP).

Espécie foi capturada por pescadores.

Um tubarão-martelo (Sphyrna lewini) foi capturado acidentalmente por pescadores, que estavam na Plataforma de Pesca de Mongaguá, no litoral de São Paulo, no último sábado (22). De acordo com a prefeitura, o animal foi devolvido ao mar com vida (clique aqui para ver o vídeo).

Nas imagens é possível ver um anzol preso na boca do animal, que foi tirado por um dos pescadores. Segundo uma testemunha, que prefere não se identificar, o tubarão ficou cerca de oito minutos fora do mar e virou ‘atração’ no local.

“Eu pude pegar [o tubarão], achei muito duro e a pele era quase como um couro. Em um momento, eles disseram que iriam levá-lo. Mas a esposa [de um dos pescadores] falou que soltaria o animal no mar. Eu realmente os vi jogar”, contou.

Ao g1, o biólogo marinho Eric Comin explicou que o animal é uma fêmea filhote. Segundo ele, o tubarão-martelo está em perigo de extinção por conta da pesca e do comércio de nadadeiras para a culinária oriental, que utiliza as barbatanas para temperar sopa. O profissional acrescentou que o animal pode chegar a até 2,5 metros de comprimento.

Ainda de acordo com o especialista, na primavera, é comum que eles estejam próximos da costa para parir os filhotes. Com isso, muitos acabam sendo capturados, e até vendidos em mercados de peixes, como cação. “O consumo da carne desses animais é extremamente prejudicial à saúde. É uma carne contaminada com mercúrio e metais pesados que atingem o sistema nervoso central”, alertou.

Por fim, Comin afirmou que o tubarão-martelo não é uma espécie perigosa para os seres humanos. “O único risco é para esses tubarões, que são pescados em larga escala”.

Fonte G1

Exit mobile version