Natural de Porto Alegre e radicado nas praias do Rio Grande do Sul, Fabiano Wainberg iniciou no surfe aos 13 anos de idade. Em 1995, no começo de sua caminhada no esporte, ele e seus amigos já encaravam a remada até os outsides quilométricos da Praia de Xangri-lá (RS), além de enfrentarem ondas de peso e fortes correntes.
“No RS ainda temos o problema grave da pesca irregular, onde alguns pescadores (criminosos) largam as redes em alto mar, provocando centenas de mortes e acidentes ao longo dos anos”, alerta Fabiano.
Atualmente vive na Praia do Rosa (SC) e se dedica ao surfe de ondas grandes, modalidade que ocupa em sua vida um espaço de prazer e adrenalina. É evidente sua evolução, e o gaúcho se destaca por seu comprometimento, carisma e simplicidade. Junto com ele, uma turma de amigos surfistas têm treinado forte no Sul do Brasil, comprovando o potencial da região.
Seus locais de treino são a Praia do Cardoso, Praia do Silveira, Praia da Vila e Praia do Rosa, picos com condições mais propícias para receber grandes ondulações em Santa Catarina.
Fabiano está focado nos treinos e na preparação física, tendo como objetivo buscar cada vez mais swells. “É fundamental você estar com sua saúde física e mental em dia, preparado para sofrer qualquer impacto ou situação de risco. A escolha dos equipamentos como prancha, leash especial, colete e parafina são essenciais para sua segurança e performance. Todo detalhe pode fazer a diferença”, diz Fabiano.
Confira abaixo imagens do surfista durante alguns dos maiores swells do ano em Santa Catarina. Algumas ondas participam do campeonato Big Waves Brasil, promovido pela Surfland, Mormaii e Dado Bier. Acompanhe o atleta em seu Instagram, @fabianowainberg.