No último sábado (18), a Plastic Bank Brasil mobilizou mais de 300 voluntários no Clean Up the World, Dia Mundial da Limpeza, para retirar mais de 620 quilos de plástico de praias do Rio de Janeiro – quantia equivalente a 31.000 garrafas plásticas.
Atuando por meio do programa de Parcerias em Comunidades, com os colégios Franco Brasileiro e Our Lady of Mercy, o mutirão movimentou a praia de Copacabana (RJ). Paralelamente, voluntários e o time do centro de coleta da Colônia Z-10 também recolheram o plástico de praias da região.
A empresa promoveu ainda atividades educacionais como exibições e palestras sobre o problema causado pelo plástico nos oceanos. O coletor João Mazio, do ponto de coleta do Vidigal, separou parte do material recolhido e falou sobre o seu trabalho no ecossistema Plastic Bank.
A organização separou, pesou e trocou os materiais plásticos arrecadados na limpeza – e o valor monetário equivalente ao plástico arrecadado será doado à Creche Cristo Redentor. A renda obtida com a troca dos 620 quilos de plástico será doada para a creche Cristo Redentor.
Para impedir que o plástico chegue aos oceanos, Plastic Bank constrói ecossistemas de reciclagem ética em comunidades costeiras e reprocessa os materiais para reintrodução na cadeia de fornecimento de manufatura global. Coletores recebem um prêmio pelos materiais que coletam, o que os ajuda a suprir as necessidades básicas da família, como mantimentos.
“A Plastic Bank está comprometida em ajudar o mundo a impedir o plástico oceânico, e o Dia Mundial da Limpeza deste ano nos permitiu participar de uma campanha que ajuda a limpar os oceanos enquanto melhora a vida dos coletores que vivem nas comunidades costeiras. Participar do evento com o Clean-Up the World é inspirador para nossa equipe de alunos e voluntários”, disse Helena Pavese, Country Manager da Plastic Bank Brasil.
A Plastic Bank Brasil incentiva a doação de plástico por meio do programa Parcerias em Comunidades, que compreende o Programa Fé e o projeto Plastic Bank nas Escolas. Por meio desses programas, busca conscientizar a população sobre o impacto positivo da reciclagem, o valor da coleta do plástico e como o indivíduo pode compensar a sua pegada plástica.