No final dos anos 1950, começo dos 1960, o surfe praticamente só acontecia no Arpoador e em Copacabana, o resto do litoral do Rio de Janeiro não conhecia o esporte ainda.
Com o espírito aventureiro característico, os pioneiros começaram a desbravar as praias “lá de cima”, da Barra da Tijuca em diante.
O documentário Tem onda lá em cima conta, em 54 minutos, histórias como a primeira vez em que a Prainha e Guaratiba foram surfadas; a geração da Barra da Tijuca e Grumari; a galera do Quebra-Mar; o crescimento descontrolado da Barra e do Recreio e os longboards da Macumba.
Isso tudo costurado com imagens de arquivo, atuais, depoimentos de pessoas que vivenciaram essas descobertas e outras que lá nasceram com o surfe já estabelecido.
Tem onda lá em cima estreia no canal de TV por assinatura Off, nesta sexta-feira (11), às 20 horas.
Ficha técnica
Ideia e Roteiro: Fedoca Lima
Direção: Carlos Sanfelice
Imagens e Edição: André Callado / Callado Filmes
Produção: Luiz Eugênio/ Fittii produções
Imagens adicionais e arquivo: Tito Rosemberg, Mário Bração, Armando Serra, Carlos Sanfelice, Fedoca, Bidu, Daniel Friedmann, Maximo Panajoti, Cabeça, família Alla, Almir Carvalho Bruxo (in memorian), Brasil Surf, Visual esportiva, JB, Sérgio Castro Imóveis e outros colaboradores.
Datas e horários
Sexta-feira (11/5) – 20 horas
Sábado (12/5) – 00:00 horas
Domingo (13/5) – 10:30 horas
Segunda-feira (14/5) – 8:30 horas
Quarta-feira (16/5) – 2:30 e às 14:30 horas