O surfe está de luto. Faleceu na madrugada deste sábado em São Paulo, Alberto Sodré (61). Cação, como era conhecido, estava internado em estado gravíssimo no hospital do Vale do Paraíba e nos últimos dias já não respondia aos tratamentos.
Cação foi um dos grandes nomes da fotografia de surfe no Brasil, tendo sido um dos primeiros colaboradores da revista Fluir e do site Waves. Ele também trabalhou em diversas publicações, foi correspondente de revistas internacionais no Japão, EUA e Europa, e recebeu da ASP (atual WSL) o prêmio Best Print Magazine, oferecido a profissionais de ponta em reconhecimento à relevância e qualidade de seus trabalhos.
Nos últimos anos, ele atuou com criações e produções de fotos, vídeos e ações culturais e publicitárias focadas em meio ambiente, esportes náuticos, motovelocidade e automobilismo.
Alberto Sodré foi internado no dia 18 devido ao estouro de um grampo de uma cirurgia bariátrica feita há mais de dez anos. Por esse motivo, o fotógrafo passou por vários procedimentos cirúrgicos. Na sequência apresentou melhora e voltou pra casa, em Ubatuba, mas na última quinta-feira (28) teve sintomas de septicemia e voltou para o hospital, onde ficou internado na UTI em estado gravíssimo.
Os rins do fotógrafo começaram a falhar e ele já não respondia aos tratamentos. Também foi encontrada uma massa perto de sua bexiga e a presença de bactéria no sangue.
O Waves presta condolências aos amigos e familiares de Alberto Sodré, o Cação.