Um surfista do oeste de Auckland, Nova Zelândia, relatou que ele e sua família estão sofrendo ameaças graves depois que o site local Stuff publicou uma imagem sua mostrando o dedo do meio por surfar durante as medidas sanitárias impostas no país por causa do novo coronavírus.
Na foto, publicada no último domingo (5), o homem parece fazer o gesto em direção à policial que o aguardava na areia, mas na verdade, segundo ele, o dedo do meio era para o fotógrafo, que o estava perseguindo pela praia.
A legenda original da foto no site Stuff dizia: “Ao surfista não lhe agradou muito ser chamado pela polícia por ignorar as regras de isolamento em uma praia de West Auckland”. O surfista diz que depois disso sua vida virou um inferno, com ameaças de ser espancado e até baleado em vários grupos do Facebook.
“Quando eu caminhei pela praia, mostrei meus dedos para o fotógrafo que estava ali me fotografando pela praia inteira”, explicou o surfista, que não quis divulgar o nome por questões de segurança.
“Depois fui e conversei com a polícia. Eles foram extremamente educados e claros com suas instruções, entregando sua mensagem. Eu reconheci o erro e aceitei. Nas próximas horas, me deparei com a foto sendo compartilhada e alguns comentários bastante assustadores. Isso aumentou a tal ponto que centenas de pessoas estavam dizendo todo tipo de coisas desagradáveis, acreditando que mostrei meus dedos da polícia”, disse o surfista.
Horas depois, o site Stuff reconheceu o erro e mudou a legenda da foto: “A polícia fala com um surfista por violar as regras de fechamento em uma praia de West Auckland”.