Nesse momento de pausa e isolamento social, a Escola Radical de Surfe de Santos comemorou 29 anos de existência na última terça-feira (23). A celebração aconteceu sem a presença dos alunos e rolou um ato cheio de simbolismo.
A primeira escola pública de surfe do País recebeu uma homenagem com a presença do coordenador Cisco Araña e do surfista e terapeuta ocupacional Antônio Vasconcelos. A celebração rolou em frente à estátua de Osmar Gonçalves, um dos pioneiros do surfe no Brasil.
Cisco Araña, coordenador da escola desde a sua fundação, foi o primeiro surfista profissional do estado de São Paulo. Cisco é uma referência internacional em inclusão social e de pessoas com deficiência. Ele também coordena a Escola de Surfe Adaptado, no Posto 3, inaugurada em janeiro de 2020.
Mais de 30 mil alunos já passaram pela escola nesse período e também são protagonistas por tantas conquistas e vidas transformadas por meio da cultura do surfe. A Escola Radical de Surfe em Santos é mantida por uma iniciativa pública-privada, através da Prefeitura de Santos e da Blue Med Saúde.