Competição de alto nível com ondas variando de meio a um metro, muito sol, público vibrante e baleias francas marcaram o sucesso da segunda etapa do ASPG TOUR 2022, que aconteceu no último sábado (27) na Guarda do Embaú, Nona Reserva Mundial de Surf – a primeira do Brasil.
A competição estava agendada para dois dias, 27 e 28, mas devido a previsão de condições climáticas adversas no domingo, a direção técnica fez um esforço para que o evento fosse finalizado no sábado, quando 82 atletas divididos nas categorias: Open Masculino, Open Femino, Master, Kahuna, Sub 18, Sub 14, Sub12 Masculino e Sub 12 Feminino entraram na água brigando pela etapa e pela liderança no ranking final da ASPG.
Na final Open Masculina o atleta Swell Henrique, local da Guarda, veio disposto a entrar na briga pelo título do ranking e foi o grande vencedor com as maiores notas da bateria, 7,00 e 7,33, totalizando 14,33 pontos. Na segunda colocação ficou Demi Brasil (9,74 pontos), com Ronaldo Silveira em terceiro (9,20 pontos) e Niel Terme, com 7,70 pontos na quarta colocação.
Os atletas com mais de 35 anos da categoria Master sempre protagonizam ótima disputa e nesta segunda etapa não foi diferente. Ronaldo Silveira foi o grande vencedor com 9,70 pontos. Em segundo ficou Junior Maciel (8,76 pontos), Lucas Sena, com 7,44 pontos, ficou na terceira colocação e Niel Terme com 6,97 pontos, foi o quarto colocado.
Na Feminino Open Memé Autuori surfando em casa subiu no pódio como a grande campeã com 6,50 pontos, seguida por Pâmella Mel (5,67 pontos) em segundo, Carol Fortes na terceira colocação com 3,23 pontos e Carla Flores, com 2,63 pontos, na quarta colocação
Na Sub 18 Masculino o atleta João Rafael conquistou o título com 9,20 pontos, com Theodoro Fabris no segundo lugar com 7,13 pontos, Kalani Abrahão obteve 5,40 pontos na terceira colocação e Otávio Henrique na quarta posição somando 3,80 pontos.
A categoria Sub 12 Masculina teve grande procura e participação de atletas de várias regiões. Guilherme Penha veio de Floripa para ser o grande vencedor somando 9,50 pontos seguido de perto na segunda posição por Luca Messenger, que somou 9,27 pontos, com Samuel Couto na terceira colocação com 4,03 pontos e na quarta posição Lucas Velasquez somou 3,70 pontos.
Na Sub 12 Feminino, que sempre propicia muita vibração pela torcida fora da água, teve Valentina Zanoni com a melhor nota da bateria (6,17) a grande campeã, totalizando 9,17 pontos. Maya Reis, com total de 7,66 pontos, ficou na segunda colocação, Lara Couto ficou na terceira colocação com 2,90 pontos e Sofia Selbach, com 2,73 pontos, na quarta posição.
A categoria Sub 14, incluída nesta etapa, foi finalizada com Enzo Velasquez como grande campeão com a soma de 9,17 pontos ficando em segundo o atleta do Uruguai Lucas Raineri que somou 8,00 pontos. Em terceiro ficou João Rafael com 6,97 pontos, tendo na quarta colocação Guilherme Penha, com 5,27 pontos.
A outra categoria incluída no evento foi a Kahuna, com atletas acima de 45 anos. O destaque ficou por conta do atleta local Junior Maciel na primeira colocação, com a soma de 9,87, deixando Adriano Lemos na segunda posição com 6,83 pontos, em terceiro ficou Duda Tedesco com 4,60 pontos e Márcio Schmitt somando 3,83, na quarta posição.
“Ficamos muito felizes e agradecidos pelas excelentes condições das ondas e do sol, certos de termos feito uma correta decisão de suspender a realização de baterias no domingo. O dia foi puxado com a última bateria terminando na última luz, mas todos estavam muito satisfeitos. Além disso o astral na praia também foi excepcional. Agora é projetar a 3ª e última etapa para ser melhor ainda”, declarou o presidente da ASPG Piu Pereira.
A última e decisiva etapa está programada para acontecer final de novembro, conforme calendário da Fecasurf, e assim teremos o ranking de 2022 para formação da equipe da Associação.
O Circuito é realizado pela Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), tem o patrocínio do Restaurante Big Bamboo e Morada dos Prass, apresentado pela SurfView, com o apoio da Surfland, Brisa Mini Mercado, Made In Guarda e a Prefeitura de Palhoça, homologado pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), apoio institucional da Nona Reserva Mundial de Surf e suporte local dos Restaurantes Guarda Gosto, La Madre, Garapeira, Bar do João, Casa do Suco Café, e ativações na praia com atletas pelo Centro de Fisioterapia e Movimento Caroline Bonatto, e Jacke Doula com óleos essenciais.