Setembro chegou trazendo grandes expectativas. A previsão de um grande swell vinha dando sinais desde o meio de agosto, porém sempre acompanhada de muito vento. Finalmente, no fim da primeira semana de setembro, com a chegada de um potente swell de sul/sudeste e ventos favoráveis, as ondulações encostaram nos litorais paulista e fluminense.
Nos grupos de WhatsApp a expectativa era alta nos dias anteriores à chegada das ondulações, onde fervilhavam gráficos de previsão. As primeiras imagens foram chegando e a galera foi se organizando para aproveitar as boas prometidas.
O litoral norte paulista viu ondas grandes e tubulares, que fizeram a alegria dos surfistas mais experientes. Já no litoral carioca, as praias do Leme e Canto do Recreio apresentaram as maiores ondas, desafiando até os mais corajosos.
O destaque ficou para a cidade de Niterói, que reuniu surfistas e espectadores do Itacoatiara Big Wave. O campeonato contou com a participação da elite do big surf brasileiro e levou a plateia ao delírio com surfe em ondas de até 3 metros. Essa edição do evento contou pela primeira vez com a participação de mulheres. A vencedora foi a paranaense Michaela Fregonese e em segundo lugar ficou Raquel Heckert, que surfava em casa.
Já no masculino, o pernambucano Paulo Moura levou a melhor sobre Pedro Calado e Lucas Chumbo, que ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente. Também enfrentaram as bombas Felipe “Gordo” Cesarano, Matheus Faria e Rodrigo Koxa.
Para ver mais fotos, acesse o site Surfmappers.