Lockdown

Bloqueio total em Niterói

Niterói (RJ) é a primeira cidade do Sudeste a adotar bloqueio total de circulação.

Acesso às ondas das praias de Niterói segue proibido.Berg Silva / Prefeitura de Niterói
Acesso às ondas das praias de Niterói segue proibido.

A cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, é a primeira do Sudeste a estabelecer um bloqueio total — conhecido como lockdown no jargão técnico— para conter o avanço da pandemia de Covid-19.

A medida, proposta pela prefeitura, foi aprovada na noite da última quinta-feira (7) pela Câmara dos Vereadores do município e segue para a sanção do prefeito Rodrigo Neves (PDT). As restrições passam a valer na próxima segunda-feira (11).

De acordo com o projeto de lei enviado pela prefeitura, fica proibida a permanência e circulação de qualquer cidadão nas vias, praias, equipamentos, locais e praças públicas sob pena de multa de R$ 180.

As únicas exceções são os trabalhadores de serviços considerados essenciais e as pessoas que estiverem indo a unidades de saúde ou a estabelecimentos que permanecem abertos, como supermercados e farmácias.

A fiscalização e aplicação das multas será feita pela Guarda Municipal do município, e os valores arrecadados serão aplicados obrigatoriamente na área de saúde.

O bloqueio total de circulação na cidade vale inicialmente entre 11 e 15 de maio, podendo ser prorrogado por igual período. O projeto estabelece ainda que moradores de rua não serão punidos por permanecerem em logradouros públicos.

Niterói é o terceiro município com mais casos confirmados de covid-19 no estado do Rio, com 524. De acordo com o último balanço da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a cidade também registrou 35 mortes.

Matéria originalmente publicada no UOL.

Exit mobile version